Compartilhe

As lendas do disco pop, ABBA, surpreenderam e encantaram os fãs ao anunciar o primeiro álbum de estúdio em 40 anos. ‘Abba Voyage‘ será lançado em novembro, antes de uma turnê “revolucionária” de shows por holograma onde avatares virtuais tocarão sucessos como ‘Mamma Mia’, ‘Thank You For The Music’ e ‘Dancing Queen’.

O quarteto, que se separou em 1982, disse à BBC que acabou voltando ao estúdio de gravação enquanto trabalhava no show tecnológico. “No início eram apenas duas músicas [novas], e então dissemos uns aos outros: ‘bem, talvez devêssemos fazer algumas outras’”, afirmou Benny Andersson.



Por fim, eles gravaram 10 faixas para o 9º disco – duas das quais foram estreadas globalmente nesta quinta-feira (2) em todas as plataformas de streaming: ‘I Still Have Faith in You’ e ‘Don’t Shut Me Down’.

A primeira, ‘I Still Have Faith In You’, é uma afetuosa balada no piano que retrata o vínculo que os quatro membros da banda compartilham. “Quando Benny tocou a melodia, eu simplesmente sabia que tinha que ser sobre nós”, declarou Bjorn Ulvaeus, explicando a origem da música.

“É sobre perceber que é inconcebível estar onde estamos. Nem em imaginação poderíamos sonhar com isso, lançar um álbum depois de 40 anos, ainda sermos “os melhores amigos”, e ainda estar curtindo a companhia um do outro, e ter total lealdade. Quem mais passou por isso? Ninguém.”, continuou.

Assista o clipe do single abaixo – que já conta com a presença dos avatares digitais dos membros:



As novas músicas de ABBA também serão tocadas durante a turnê de shows da banda, também intitulado ‘Abba Voyage’, que terá início no próximo ano em uma arena especialmente construída no leste de Londres. A novidade é que os membros não serão os que irão performar as clássicas canções, mas sim a projeção em holograma de versões mais jovens dos integrantes da banda, apelidados de “ABBAtars” – trocadilho com “avatars”.

Tocando seis noites por semana, as versões digitais dos integrantes serão acompanhadas por uma banda de 10 componentes ao vivo apresentando 22 dos maiores sucessos.

Os “ABBA-tars” foram projetados pela Industrial Light and Magic, empresa de efeitos visuais fundada por George Lucas, criador de ‘Star Wars’. Ao todo, mais de 850 pessoas trabalharam na recriação dos membros da banda “na época do auge” usando tecnologia de captura de movimento para escanear “cada maneirismo e movimento” dos músicos, que agora estão na casa dos 70 anos, enquanto tocavam.

O reencontro, por muitos anos, parecia improvável. Rumores veiculados no fim do último milênio, e veiculados fortemente pela imprensa internacional na época, afirmavam que a banda teria recusado cerca de US$ 1 bilhão para a realização de uma turnê especial no ano 2000.

Fonte: Daniel Silveira