Compartilhe

Olha só que lição maravilhosa! A dona Marlene Hinckel, de 63 anos, não teve oportunidade de aprender a ler quando era criança e agora está aprendendo junto com o netinho dela! Em meio ao turbilhão da pandemia e das aulas online do neto Eduardo, de apenas 7 anos, essa avó viu a oportunidade de se alfabetizar e agora tem sido presença constante nas lições do 1º ano do ensino fundamental do Colégio Adventista de Florianópolis, em Santa Catarina.

Ela não esconde a felicidade dessa conquista. Dona Marlene contou que se incomodava bastante ao ir ao mercado, por exemplo, e não saber a diferença entre o xampu e o condicionador. Marlene acabou largando os estudos muito cedo para trabalhar nas plantações de milho, feijão, arroz e fumo. Ela ajudava os pais na colheita, que era o único sustento deles na época.



Apesar de todos os obstáculos dos últimos anos, Marlene disse que nunca deixou de sonhar com a alfabetização. Foi com a pandemia que Marlene viu a chance de aprender a ler e escrever. A avó ficava com um olho no neto e outro nas aulas online na tela do notebook. As lições começaram a fazer sentido para os dois, ao mesmo tempo.

Os professores contam que dona Marlene era uma espécie de aluna ouvinte no início. Hoje ela já tem o próprio material escolar e vai super bem nas aulas. A idosa já tinha tentado se alfabetizar através do EJA – Ensino de Jovens e Adultos, mas não concluiu devido a pandemia.

Fonte: Só Notícia Boa