Compartilhe

Foi aprovado por unanimidade na noite de segunda-feira (2), o projeto de lei nº 05/2021, de autoria da vereadora Paloma Tatiane da Silva (PP), que institui o “Censo Inclusão” em Capivari, cujo objetivo é identificar, mapear e cadastrar os perfis socioeconômicos e as condições de habitação e de mobilidade urbana das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

De acordo com o projeto, a coleta de dados será realizada a cada dois anos pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Para isso, poderão ser estabelecidos convênios e parcerias com órgãos públicos e entidades de direito público ou privado. De posse dos dados, a ideia é que a administração pública formule e execute políticas públicas que promovam a acessibilidade e a inclusão social das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.



“O ‘Censo Inclusão’ é o meu primeiro projeto. A importância dele é para que o município consiga fazer políticas públicas, para ter mais acessibilidade nos bairros de acordo com a porcentagem que esse censo levantar, e também a inclusão, que é uma batalha pela qual luto bastante. Esse projeto vai trazer melhor condição de vida para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e, assim, essas pessoas serão vistas na sociedade com outros olhos, porque elas não são vistas, às vezes passam despercebidas, não são olhadas com carinho, com afeto, com empatia”, declarou Paloma em tribuna, justificando o projeto.