Compartilhe

No último sábado (30), a Casa Nossa Mãe de Capivari abriu as portas de seu centro de apoio ao autismo (CAA) para o público. O encontro contou com um café da manhã e três palestrantes que compartilharam seus conhecimentos sobre o espectro autista com os visitantes.

Uma das palestrantes, a psicopedagoga Luciléia Marchioreto, trouxe ao público o que é o autismo e a importância de se ter um acompanhamento terapêutico para melhor desenvolvimento e qualidade de vida.



Psicopedagoga Luciléia Marchioreto ao lado da presidente da Casa Nossa Mãe, Nina Franchi, e da voluntária Beatriz Sanches

“É muito importante que sejamos observadores, para entender o comportamento de cada pessoa. Cada caso é único, mas através da observação é possível compreender melhor cada pessoa e consequentemente como ajudá-lo, principalmente, a se incluir em grupos.”

 A advogada, Roberta Annichino Batagin, por sua vez, falou sobre os direitos, muitas vezes desconhecidos, que os autistas possuem. Sobre os benefícios existentes também oportunidades no mercado de trabalho.

Advogada Roberta Annichino Batagin ao lado da presidente da Casa Nossa Mãe, Nina Franchi

Por fim, a neurologista Natália Ortolani fez um bate papo com o público, esclarecendo dúvidas sobre o espectro autista e falando sobre alguns mitos que cercam o autismo.

“Foi uma oportunidade do público, não só conhecer mais sobre o espectro autista, mas também o trabalho realizado pela Casa Nossa Mãe, que em 2019 iniciou esse novo projeto, do CAA, em paralelo ao que já era realizado pela instituição anteriormente. Um dia especial para nós, todos os colaboradores e participantes do nosso projeto, só podemos agradecer a cada um e dizer que juntos seguimos nessa luta, cada vez mais fortes”, concluiu Nina Franchi, presidente da Casa Nossa Mãe Centro de Apoio ao Autismo.

Presidente da Casa Nossa Mãe, Nina Franchi, e a neurologista Natália Ortolani