Compartilhe

Um hábito do ator Tiago Abravanel no “BBB 22” acabou chamando muita atenção da internet. Aos 34 anos, o neto de Silvio Santos tem o costume de chupar o dedo. Tiago viralizou logo nas primeiras semanas de programa por dormir e fazer diversas atividades com o dedão na boca. Posteriormente, um vídeo de sua assessoria o mostrou dizendo que ele iria fazer isso pelo meme, mas outras pessoas que conhecem ele afirmam que ele sempre teve esse costume.

Pesquisas britânicas mostram que, na verdade, Tiago não está sozinho nessa. “Chupar o dedo é extremamente comum, ao contrário do que achamos. Um a cada dez adultos fazem isso e é uma prática mais comum entre homens e mulheres. Na verdade, até celebridades como a cantora Rihanna já foram flagrados fazendo isso”, afirma o psicólogo comportamental Chris Hart. Porém, o costume pode causar problemas.



A motivação para chupar o dedo vem do emocional e em muitos casos, pode se tratar de uma mania por ócio ou por ansiedade. Geralmente, o comportamento é comum durante a infância, mas pode continuar até a maturidade. “Já a persistência pode ocorrer tanto pelo desenvolvimento de uma mania, gerada pelas sensações de prazer, como também pode ser indício de ansiedade”, explica a psicóloga Patrícia Cerejo, especialista em psicologia infantil.

O hábito, entretanto, pode causar problemas ortodônticos e na mordida. “Chupar dedo provoca deformações na estrutura bucal devido à quebra do equilíbrio muscular entre lábios, bochecha e língua”, explica o especialista em ortodontia infantil Sidney Medeiros.