Compartilhe

O Governo do Estado de São Paulo informou nesta quarta-feira (21), que quase metade das cidades do estado não notificaram mortes por Covid-19 na última semana. O dado é um reflexo positivo sobre o impacto da vacinação no estado, que já chegou a mais de 32 milhões de doses da vacina aplicadas.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

O Vice-Governador, Rodrigo Garcia, fala da importância da vacinação, uma vez que o número de internações e óbitos causados pela doença vem diminuindo conforme a vacinação progride. 



Os dados em questão são referentes aos dias 14 a 21 de julho. Eles estão disponíveis para consulta pública no boletim oficial do Governo do Estado, tal qual foram registrados pelos municípios paulistas  no sistema oficial do Ministério da Saúde, o Sivep.

Até a manhã desta quarta-feira, o número total de doses aplicadas no estado de São Paulo era de 32.702.898. Esse número é dividido da seguinte forma:

  • 24.053.468 imunizantes aplicadas na primeira dose;
  • 7.615.727 a segunda dose;
  • 1.033.703 doses únicas aplicadas.

Ao todo, 18,6% da população paulista foi vacinada completamente. Para acompanhar a vacinação no estado e na sua cidade, basta acessar o “Vacinômetro” no site VacinaJá.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Para a população que ainda não recebeu a primeira dose, e está na vez da sua faixa etária, não é preciso agendar um horário, ou chegar com antecedência nos postos de vacinação. Se o local estiver cheio no momento, volte mais tarde. Siga todos os protocolos de segurança da OMS: use máscara, higienize as mãos com álcool em gel, mantenha o distanciamento social e não leve acompanhantes e animais de estimação.



É aconselhável que faça o pré-cadastro no site http://vacinaja.sp.gov.br, pois isso reduz em 90% o tempo de vacinação. No dia de se vacinar, deve levar CPF, cartão SUS atualizado, comprovante de endereço e documento com foto. Pessoas que já foram infectadas pela Covid-19, devem aguardar 30 dias, contando a partir da data do diagnóstico, para tomar o imunizante. Lembrando também que é necessário intervalo de 15 dias entre as vacinas contra a gripe e contra a Covid-19.

Ainda é possível fazer o cadastro por meio do Whatsapp. O chatbot oferece ainda informações confiáveis sobre o Plano Estadual de Imunização, incluindo o calendário de vacinação atualizado, dados sobre o Plano São Paulo e tira-dúvidas sobre o coronavírus. O número para tal serviço é (11) 95220-2923.