Compartilhe

Nas últimas semanas, vereadores de Capivari, realizaram reuniões de planejamento e para realização de projetos futuros. Alguns representantes do Poder Legislativo da cidade, também protocolaram pedidos e fizeram agradecimentos.

Confira abaixo as últimas novidades da Câmara Municipal de Capivari:



Vereadora Sele Rosada trata de contratações de PCDs com secretário de Desenvolvimento Econômico

No início da semana, a vereadora Sele Rosada (PSL) esteve reunida com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Murilo Castellani, e um dos assuntos abordados no encontro foi a contratação profissional de pessoas com deficiência.

Vereadora Sele Rosada, Rebeca Nichols e José Murilo Castellani FOTO: Divulgação Câmara Municipal de Capivari

De acordo com a diretora do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Rebeca Nichols, entre maio e setembro, seis pessoas com deficiência foram contratadas pelas empresas Rigitec, Ferragens Negrão, CPIC, TW Espumas e Branyl. O processo de seleção tem o acompanhamento da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

“Agradeço e parabenizo o Murilo e toda a equipe por intermediar as contratações de PCDs. No entanto, esse número ainda é muito baixo. Precisamos desenvolver ações para estreitar o relacionamento das empresas com esse público. Por isso José Pacheco [vereador], Paloma [vereadora] e eu estamos trabalhando em algo nesse sentido e em breve divulgaremos”, comenta Sele Rosada.




Vereador Thiago agradece Prefeitura por atender pedido do censo de animais domésticos e cobra mutirão de castração

O censo dos animais domésticos de Capivari começou a ser realizado pela Prefeitura em parceria com o Tiro de Guerra. O pedido foi feito pelo vereador Thiago Braggion (PSL) por meio de ofício e de conversa com o prefeito Vitor Riccomini (PSL).

Vereador Thiago Braggion FOTO: Divulgação Câmara Municipal de Capivari

O levantamento deverá ser feito em todas as residências de Capivari, com intuito de dimensionar a população de cães e gatos do município, para obter indicadores demográficos comparáveis a outras realidades semelhantes e colaborar na criação e execução de políticas públicas. 

“É necessário termos esse levantamento para podermos apresentar projetos condizentes com a realidade. Agradeço ao prefeito Vitão e à administração por atender esse meu pedido”, declara Braggion. 

Outro pedido feito pelo parlamentar, mas que ainda não foi atendido, é o mutirão de castração no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). “Gostaria de reforçar a minha solicitação para que o setor de organize e consiga fazer esse mutirão, e também oferecer atendimentos e cirurgias no local.”


Vereadores José Eduardo Pacheco e Marquinho Mineiro representam Capivari em reunião do Parlamento da RMP

Os vereadores de Capivari José Eduardo de Campos Pacheco (PL) e Marquinho Mineiro (Podemos) participaram de reunião do Parlamento da Região Metropolitana de Piracicaba que ocorreu em Rio Claro na manhã de terça-feira (14). 

Vereadores José Eduardo e Marquinho Mineiro em reunião do Parlamento da RMP FOTO: Divulgação Câmara Municipal de Capivari

Um dos principais temas debatidos no encontro foi a importância dos prefeitos que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba criarem uma frente dos chefes do Executivo para também se mobilizarem em busca do fortalecimento da região. 

“Nós, vereadores, estamos fazendo nossa parte, nos reunindo, sugerindo pautas e cobrando. Agora, esperamos que o Executivo faça o mesmo para que a criação da Região Metropolitana de Piracicaba seja realmente válida”, explica Mineiro.

A crise hídrica também foi pauta da reunião. O vereador Pacheco manifestou-se sobre o tema: “Pedi que o Parlamento convide os órgãos responsáveis, em especial o PCJ, para tratarmos do assunto. Entendo que seja necessária a construção de novas barragens em Capivari, o que ajudaria também o abastecimento das cidades da região”.


Vereador José Eduardo Pacheco reúne autoridades em busca de parceria para projetos de preservação do meio ambiente

A preocupação com a falta de água em Capivari foi pauta de reunião liderada pelo vereador José Eduardo de Campos Pacheco (PL) na semana passada, e que contou com a presença do diretor municipal de Meio Ambiente, Guilherme Pagotto, da integrante do Lions Club, Luci Waldmann, do diretor geral da Câmara, Luís Antônio Piazza, e do procurador jurídico Murilo Kerche.

Reunião sobre preservação do meio ambiente FOTO: Divulgação Câmara Municipal de Capivari

Dentre as possíveis ações, o reflorestamento para a recuperação das nascentes ganhou destaque. Para isso, as autoridades concluíram que é preciso compilar as leis municipais existentes sobre o assunto e, se necessário, atualizá-las. Outro projeto que possivelmente será retomado é o de catalogar todas as plantas existentes na Praça Central, convidando as crianças para participar, com intuito de despertar nelas a preocupação e o respeito com o meio ambiente.  

A ideia de criar uma comissão temporária dentro da Câmara Municipal para debater ações de preservação do meio ambiente também foi sugerida. “Foi um encontro em que pudemos conhecer um pouco da realidade do município nessa questão e debater novas ações que possam melhorar esse cenário. Agradeço de antemão o Lions Club, por meio da Luci, que colocou a instituição à disposição para ser voluntária nesse grande projeto, assim como o Guilherme que também aceitou essa parceria”, explica o vereador Pacheco. 


Vereador Marquinho Mineiro pede que Prefeitura efetue a limpeza de bueiros em três bairros

Entrará no expediente da próxima sessão ordinária da Câmara de Capivari o requerimento do vereador Marquinho Mineiro (Podemos) que questiona a Prefeitura sobre a limpeza dos bueiros dos bairros Jardim do Bosque, Jardim Branyl e Castelani.

Vereador Marquinho Mineiro FOTO: Divulgação Câmara Municipal de Capivari

Na segunda-feira (13), em tribuna, o parlamentar disse que visitou recentemente os três bairros e verificou que os bueiros estão com muitas folhagens, devido ao tempo seco. Ele pede para que o setor responsável efetue a limpeza antes que comece o período de chuvas para que não haja entupimentos. 


Vereador Sandro Modas pede que engenheiro do Consimares apresente projeto de usina de resíduos sólidos

O vereador Sandro Modas (PSDB) pediu em tribuna, durante a 29ª sessão ordinária, para que a Mesa Diretora convide o engenheiro Valdemir Aparecido Ravagnani, conhecido como Mimo, para uma reunião com os vereadores sobre o projeto de implantação de usina de resíduos sólidos que está sendo desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares).

Verador Sandro Modas FOTO: Divulgação Câmara Municipal de Capivari

Sandro parabenizou o presidente Du Bombonatti “Tambú” (Republicanos) pela palestra realizada na semana passada sobre o tema, e lembrou que o vereador Vinícius Scarso (MDB) e ele participaram recentemente de reunião no Consimares em que o projeto da usina foi apresentado. 


Vereadores Marquinho, Sandro e Thiago participam de reunião com engenheiro da Cetesb sobre ponte que liga os bairros Imperial e Castelani

Na semana passada, ocorreu uma reunião promovida pelo vereador Thiago Braggion (PSL) com o engenheiro agrônomo Antonio Carlos Bordignon Júnior, da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), na qual também participaram os vereadores Marquinho Mineiro (Podemos) e Sandro Modas (PSDB) e a bióloga Karen Bertoldo. 

Vereadores em reunião com engenheiro da Cetesb FOTO: Divulgação Câmara Municipal de Capivari

O objetivo do encontro foi o de levantar os motivos pelos quais não houve a liberação da ponte que liga os bairros Imperial e Castelani. Segundo Braggion, as informações dadas por Bordignon Júnior foram repassadas ao secretário municipal de Projetos, Convênios e Captação de Recursos, Luís Felipe Rusignelli, e ao engenheiro Mário Omil. 

Os vereadores adiantaram que protocolarão requerimentos para a próxima sessão de Câmara questionando a Prefeitura sobre o assunto. Vale ressaltar que a bióloga Karen está colaborando com a ação voluntariamente.


Vereadoras Inês e Sele participam do evento de lançamento das Frentes Parlamentares em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras

As vereadoras Inês Luísa Félix da Costa e Sele Rosada, ambas do PSL, estiveram na Red Eventos, em Jaguariúna, na manhã de segunda-feira (13), para participar do evento de lançamento das Frentes Parlamentares Municipais em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras. A idealizadora do evento foi a deputada estadual Valéria Bolsonaro (sem partido), que é a coordenadora das Frentes no Estado de São Paulo.

Vereadoras Sele e Inês com a deputada Valéria Bolsonaro

Além de prefeitos e vereadores, o encontro contou com a presença da ministra de Estado da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, do ministro substituto da Ciência e Tecnologia, Sérgio Freitas, do secretário especial de Cultura, Mário Frias, e dos deputados General Peternelli, Carla Zambelli e Paulo Freire. 

Vereadoras Sele e Inês com a Ministra Damares FOTO: Divulgação Câmara Municipal de Capivari

Após diversas visitas, a deputada Valéria Bolsonaro conseguiu a adesão de mais de 100 cidades para a criação da Frente Municipal, sendo Capivari um desses municípios. Na semana passada, o projeto de resolução nº 05/2021 que cria a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Capivari. A propositura é de autoria de Inês e Sele. 

A convite das vereadoras, a secretária municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Manuela Maschietto Gonçalves Albini, e a secretária municipal de Saúde, Vladia Guimarães, também estiveram presentes. “Agora, é fazer a lição de casa passada pela ministra Damares e pela deputada Valéria, fazendo requerimentos e desenvolvendo estudos que nos ajudem a criar políticas públicas para essas pessoas”, reforça Inês.

Segundo a vereadora Sele, “a criação das Frentes Parlamentares Municipais é um grande avanço para o Estado de São Paulo na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e doenças raras. Estamos vendo alguns avanços no país nesse sentido e queremos que Capivari faça parte dessa mudança também”.