Compartilhe

Diretor Geral do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho e Diretor Presidente da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (ABIFICC), Pascoal Marracini, que é capivariano, em entrevista ao Primeira Página desta quarta-feira (19), falou sobre a queda em tratamentos e exames contra o câncer durante a pandemia da Covid-19, disponibilidade de medicamentos para o tratamento da doença pelo SUS e a regulamentação na área da oncologia.

Confira a entrevista completa e aproveite para inscrever-se no canal da Raízes FM no Youtube

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (ABIFICC), o número de mamografias (exame preventivo para o Câncer de Mama) caiu 40% de 2019 para 2020. Outro dado preocupante é para o exame de Câncer de Colo de Útero que teve uma redução de 44% no mesmo período.



Pascoal Marracini diz que esse cenário de redução de números de exames, que são fundamentais para descobrir novos casos, é preocupante e que após um ano completo de pandemia, o sistema de saúde está preparado para realizar esses exames com as condições de saúde necessárias para a prevenção contra a Covid-19.

O diretor ressaltou a importância da prevenção e detecção precoce da doença para o aumento das possibilidades de um tratamento com sucesso e mostrou-se preocupado com a administração de outras patologias, como as doenças cardiovasculares e neurológicas.

Ao decorrer da entrevista, Pascoal também abordou a inclusão dos remédios de alto custo que são destinados a tratamento de diversos tipos de câncer, no Sistema Único de Saúde (SUS), o atual presidente da ABIFICC, reconheceu a importância da inclusão desses fármacos no sistema público de saúde brasileiro.

Pascoal Marracini ainda fez críticas à regulação para o tratamento oncológico, considerando que o sistema atual é “3D”, ou seja, desorganizado, desarticulado e desestruturado. Além disso, o especialista em administração de hospitais deu exemplos de problemas logísticos causados pelos “3Ds”.



Quem é Pascoal Marracini?

Pascoal é formado em Administração de Empresas com pós graduação em Administração Hospitalar. Possui mestrado em Administração de Empresas com ênfase em Administração Hospitalar.

É Diretor Geral do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho, hospital especializado em oncologia e referência em tratamento de câncer para o Ministério da Saúde, com 100 leitos , e um quadro de pessoal de 600 colaboradores entre administrativo , enfermagem e médicos. Atualmente é Diretor Presidente da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer – ABIFCC, entidade que congrega 28 hospitais filantrópicos de câncer em 17 estados brasileiros.