Compartilhe

O criador da multinacional Amazon, Jeff Bezos, fez o seu primeiro voo em uma aeronave composta apenas com civis e sem a presença de um piloto, na manhã desta terça-feira (20). A viagem foi feita pela empresa Blue Origin, propriedade de Bezos focada em viagens espaciais. A conquista é vista como uma “corrida espacial” entre o dono da Amazon, e o bilionário Richard Branson, dono da Virgin Galactic — que inclusive fez um trajeto parecido ao de Bezos há nove dias.

Foto: Reprodução

A viagem teve duração de 10 minutos, sendo considerado um voo suborbital, onde não há velocidade o bastante para chegar na órbita da Terra, onde ficam os satélites. A cápsula de Bezos chegou no a cerca de 100 km  de distância, e começou o trajeto de pouso. Nesta queda, a sensação de gravidade zero pode ser sentida.



“Para mim, o momento de paz mais profundo foi olhar para a Terra, para a atmosfera. Todo astronauta, todos que foram ao espaço dizem isso, que se sentem pasmos e maravilhados de olhar para a Terra com toda sua beleza, mas também sua fragilidade. E eu assino embaixo”

Jeff Bezos, uma hora depois do pouso

Após o voo, Jeff Bezos ainda brincou em uma entrevista dizendo “Agradeço a cada funcionário da Amazon, a cada cliente. Vocês pagaram por isto tudo aqui”. Vale ressaltar que a Amazon e a Blue Origin são empresas distintas, sendo uma fundada em 1994 e a outra em 2000 respectivamente.

Além de ser o primeiro voo 100% composto por civis, a missão ainda conta com outros marcos históricos por conta das pessoas que compunham a tripulação. Além de Jeff, seu irmão, Mark Bezos estava a bordo, junto a Wally Funk — pilota de avião de 82 anos e a pessoa mais velha a ir ao espaço — e o holandes Oliver Daemen — considerado a pessoa mais jovem em uma viagem espacial com 18 anos, e a primeira pessoa a pagar por isso. Vale ressaltar que tal conquista para Wally Funk entra para os seus marcos, onde foi a primeira mulher inspetora da Administração Federal de Aviação dos EUA e a primeira investigadora de segurança aérea do Conselho Nacional de Segurança do Transporte do país.

Veja a viagem completa no vídeo abaixo