Compartilhe

Quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, é causado uma sombra que pode ser vista de um determinado local no planeta, desta vez um dos locais que presenciarão esse evento é o Brasil. Nem todas as regiões do país poderão observar o fenômeno, mas as regiões mais próximas ao sul terão a oportunidade de ver o efeito de forma mais intensa.

Para quem quiser assistir o fenômeno é importante estar atento aos horários e recomendações. O início do Eclipse será as 11h33 e se encerrará as 14h53. Recomenda-se não observar o Sol diretamente, o que pode causar sérios danos a retina afetando a visão. Para a observação direta o equipamento mais indicado é a máscara de solda, para aqueles que não possuem um telescópio com lentes apropriadas para a exposição solar.



Outra maneira de observar o Eclipse Solar é a forma indireta através de sombras. O observador pode pegar um objeto com furos em forma de círculo, como um escorredor de macarrão, ou até mesmo fazer uma abertura circular em uma folha de papel e colocar em direção ao chão para observar o formato da sombra causada pela Lua localizada entre o Sol e Terra.