Compartilhe

Seria de se imaginar que, em um país com uma ampla população religiosa, o emoji de “mãozinhas rezando” seria muito utilizado. Mas muitos brasileiros usam a imagem do jeito errado: como se fossem duas mãos (de pessoas diferentes) se encontrando, num cumprimento tipo “toca aqui” (ou “high five”, como chamam os americanos).

A confusão agora vai acabar. Um novo conjunto de 31 emojis foi anunciado pelo Consórcio Unicode – organização que padroniza os códigos de emojis em todo mundo. E entre eles, agora sim, haverá um “toca aqui”. As novas figuras serão liberadas para o sistema iOS e Android em setembro, com a atualização Unicode 15.0.



O conjunto emoji 15.0. incluirá coração em novas cores, como rosa, azul claro e cinza; instrumentos como chocalho e flauta; alimentos como gengibre e ervilha; o símbolo de wi-fi; e a expressão de “rosto trêmulo”, sugerida para representar confusão.

A lista de animais também cresceu, com ganso, alce, burro, corvo e até água-viva. Este é o menor grupo de desenhos sugeridos pela Unicode nos últimos anos. Em 2021 foram 112 recomendações, enquanto em 2020 foram 334.