Compartilhe

A estiagem é um problema que vem assolando a região de Piracicaba nos últimos meses. Uma pesquisa feita pelo Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, e enviada ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Capivari (SAAE), a queda na vazão do Rio Capivari, por exemplo, foi de quase 30%. Enquanto em 2020 a vazão era de 3,5 m³ por segundo, em 2021 é de 2,5m³ por segundo.

Foto: Serviço Autônomo de Água e Esgoto

Além da estiagem, outros fatores contribuem para a queda no nível dos reservatórios. As altas temperaturas levam a um maior consumo de água como forma de lazer, higiene e limpeza. Mas é necessário um consumo mais consciente da água. O superintendente do SAAE, Rogério Oliveira, fala sobre o assunto: 



“Estamos passando por um momento atípico, por isso, é preciso que a população colabore evitando desperdícios. Se o consumo não for moderado, poderemos enfrentar problemas no abastecimento”

Rogério Oliveira

O SAAE pede para que a população evite lavar seus veículos e calçadas, verifiquem se há vazamentos em suas residências, mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes ou ensaboa a louça, redução do tempo de banho e do número de lavagem de roupas. Caso haja alguma dúvida, reclamação ou solicitação, a população pode entrar em contato com o SAAE pelo telefone 0800 1900 123.