Compartilhe

A maior torcida do Brasil é a do Flamengo! Pelo menos é o que revela levantamento realizado pelo Ipec, instituto formado por executivos que fizeram parte do extinto Ibope.

Realizado entre os dias primeiro e cinco de julho, o levantamento ouviu dois mil brasileiros com 16 anos ou mais em 126 municípios em todas as regiões do país.



A pesquisa colheu respostas em formato espontâneo, o que significa que nenhuma lista com nome de times foi apresentada.

A pergunta feita foi “qual time brasileiro você torce mais ou tem simpatia maior”. Havia a possibilidade de citar mais de um clube e, por isso, a soma dos percentuais finais ultrapassa 100%.

21,8% dos entrevistados mencionaram o Flamengo e 15,5%, o Corinthins. O rubro-negro e o timão foram os dois únicos clubes a pontuar com dois dígitos.

São Paulo, com 8,2% das citações, Palmeiras, com 7,4% e Vasco, com 4,2% fecham a lista dos 5 clubes de futebol brasileiros com as maiores torcidas.



Na sequencia, fechando o top-10 aparecem, nesta ordem, Grêmio, Cruzeiro, Internacional, Santos e Atlético mineiro – todos com percentuais na casa dos 2 e dos 3%.

Entre os clubes citados, cinco alcançaram menos de meio por cento: América mineiro e Remo, com 0,4% e Goiás, Botafogo paulista e Coritiba, todos com 0,3%.