Compartilhe

Nesta quarta-feira (23) o Fundo Social de Capivari recebeu, por meio da vereadora Sele Rosada (PSL), a doação de 808 absorventes, arrecadados por grupos de amigos, que serão destinados a mulheres em vulnerabilidade. A campanha de arrecadação continua e os interessados devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social, pelos telefones (19) 3491-9319 ou 3491-9320.

A Campanha contou com a mobilização de grupos de amigos que doaram absorventes higiênicos descartáveis. A intenção é ajudar as mulheres em vulnerabilidade a manter a sua rotina de higiene íntima.



De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Social, Ramon Bisin, os absorventes são itens pouco lembrados quando o assunto é doação, contudo tem importância fundamental a fim de prevenir doenças e dar mais dignidade íntima as mulheres.

“Normalmente, as pessoas pensam em doar alimentos não perecíveis. No entanto, este produto é fundamental para cuidar, adequadamente, da saúde da mulher. Além disso, em muitos casos, apenas um pacote não é suficiente para o ciclo todo e, para quem enfrenta dificuldades, pode apertar o orçamento familiar”, explica.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 1 entre 10 meninas no mundo sofrem com o impacto da pobreza menstrual na vida escolar. No Brasil, estima-se que esse número seja 1 em 4. Em 2014, a ONU reconheceu o direito à higiene menstrual como uma questão de direito humano e à saúde pública.

Ramon ainda fez questão de ressaltar o trabalho social feito pela vereadora Sele, frisando que a Secretaria está de portas abertas para ajudar a todos.



Os interessados em colaborar também podem doar alimentos não perecíveis, leite longa vida e em pó, fraldas infantis e geriátricas, absorventes higiênicos descartáveis, água mineral, roupas, calçados, toalhas de banho, produtos de limpeza e de higiene pessoal, ração para animais e sacos de lixo.

Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho 2021 segue até 30 de julho com pontos de coleta espalhados pela cidade, onde podem ser doados roupas de frio limpas e em bom estado; cobertores novos; alimentos não-perecíveis e produtos de limpeza e de higiene pessoal, entre os quais, absorventes.