Compartilhe

A Prefeitura de Capivari informa que, após o acordo com o Decreto Estadual nº 66.575, de 17 de março de 2022, do Governo do Estado de São Paulo, chega ao fim o uso de máscaras em todos os ambientes fechados no estado de São Paulo, com exceção do transporte público e nos locais destinados à prestação de serviços de saúde. Na semana passada, o governador já havia descartado o uso do item de proteção ao ar livre e em espaços abertos.


”Acabo de assinar decreto que libera imediatamente o uso de máscaras em locais fechados em SP. O avanço da vacinação e a queda nas internações e óbitos permitem esta medida. Momento tão esperado depois de dois anos desafiadores.” disse Doria, por meio de uma conta nas redes sociais.




O ato normativo, via decreto, tem efeito imediato e torna o uso de máscara opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, entre outros.


A decisão foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. Os especialistas levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) de 90% da população elegível, ou seja, acima de 5 anos imunizada.


Também influenciaram os indicadores de internações e óbitos no estado. “Após 14 dias do feriado de Carnaval, foi constatado uma manutenção da melhora dos indicadores epidemiológicos”, diz trecho de nota do governo.


O governador afirmou, porém, que as máscaras continuarão obrigatórias “em unidades de saúde, hospitais e no transporte público, como ônibus, trens e metrô”.