Compartilhe

A Justiça de Monte Mor (SP) condenou dois acusados de envolvimento em um esquema de tráfico aéreo interestadual de drogas. Uma terceira acusada foi absolvida. A decisão envolve um caso no qual uma aeronave de pequeno porte que transportava 30 quilos de cocaína fez um pouso forçado em Elias Fausto (SP), em 17 de novembro de 2019. Cabe recurso.

De acordo com a denúncia à Justiça, Janaína de Dominicis da Silva e Sidnei Salvador tripulavam uma aeronave de pequeno porte que transportava 30 quilos de cocaína, mas no trajeto entre o estado de Santa Catarina e Americana (SP) o veículo sofreu problemas mecânicos e precisou fazer um pouso forçado em Elias Fausto (SP).



Acionada pelo proprietário da propriedade onde ocorreu o pouso, a Guarda Civil Municipal prendeu Janaína no local. Sidnei fugiu a pé e na aeronave, além da droga, foram apreendidos R$ 1,3 mil em espécie, também conforme a denúncia.

A acusação também aponta que André Luís de Oliveira Cajé Ferreira forneceu a aeronave para o transporte interestadual da droga, após comprá-la e registrá-la em nome de outra pessoa.

O pouso forçado

O pouso ocorreu no distrito de Cardeal, por volta das 12h30, atrás da Igreja Nossa Senhora Aparecida, segundo informações das Guardas Municipais da cidade e de Indaiatuba (SP). As hélices ficaram retorcidas e o trem de pouso dianteiro se soltou da aeronave. Ao lado dela, havia latas de cerveja.

A GCM comunicou que foram apreendidos 30 tijolos de pasta base. A corporação também informou que, segundo a mulher detida, o voo partiu de Americana (SP). O avião foi produzido por uma empresa de Sumaré (SP). A suposta causa para o pouso forçado seria uma pane seca, acrescentou a Guarda.



Equipes da GCM e Polícia Militar de Elias Fausto realizaram a prisão e apreensões e uma equipe da Polícia Civil realizou perícia técnica no local. Janaína disse já no local que não sabia que a droga estava no avião.

Nos registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) constava, à época, que o avião estava apto para voar e com documentação em ordem.