Compartilhe

A última semana foi cheia de informações sobre a microrregião de Capivari, com eventos onde os vereadores participaram, além do andamento de alguns projetos de leis. Segue algumas novidades do município.

Vereadores Sandro Modas e Odésio Ferraz acompanham votação para PL sobre contratação de agressores de mulheres em cargos públicos

Foto: Prefeitura de Capivari

Na tarde da última terça-feira (21), os vereadores Sandro Modas (PSDB) e Odésio Ferraz (PSDB) estiveram na Câmara Municipal de Santa Bárbara D’Oeste para acompanhar a votação do projeto de lei que dispõe sobre a proibição da contratação para cargos públicos de agressores de meninas e mulheres. A autora do PL são os vereadores Esther Moraes (PL), Eliel Miranda (PSD) e Katia Ferrari (PV).



Os vereadores que presenciaram o projeto sendo recebido com unanimidade pela Câmara de Santa Bárbara D’Oeste, dizem estudar para propor a medida para o município de Capivari.

No lançamento do programa “Cidade Acessível”, as vereadoras capivarianas Paloma e Sele participaram da cerimônia

Foto: Prefeitura de Capivari

Na última terça-feira (21), as vereadoras Paloma Tatiane da Silva (PP) e Sele Rosada (PSL), estiveram presentes na cerimônia de lançamento do programa “Cidade Acessível”, no Palácio dos Bandeirantes. Na data escolhida para o lançamento, é comemorado o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência.

No evento, estavam presentes o governador João Doria (PSDB) e a secretária de Direitos da Pessoas com Deficiência, Célia Leão. Além do anúncio do projeto, foi feita uma homenagem aos 130 atletas paralímpicos, com entrega de Medalhas de Homenagem Esportiva.

O programa “Cidade Acessível” propõe parcerias entre os municípios e o Estado, para a maior construção de meios de acessibilidade nas cidades. O investimento para esse projeto é de cerca de R$110 milhões. 

Mutirão de entrevistas de emprego para PCDs acontecerá no dia 30, na Câmara de Capivari

Foto: Prefeitura de Capivari


Na próxima quinta-feira (30), ocorrerá na Câmara Municipal de Capivari um mutirão de entrevistas de emprego para pessoas com deficiência. Em parceria com o PAT e empresas da cidade, o projeto foi idealizado pelos vereadores Paloma Tatiane da Silva (PP), Sele Rosada (PSL) e José Eduardo de Campos Pacheco (PL). 

As entrevistas ocorrerão no saguão da Câmara Municipal de Capivari, das 13h às 16h. Os interessados devem comparecer no local portando o currículo e a cópia do laudo médico indicando a deficiência. O endereço é na Avenida Tarsila do Amaral, nº 490, Distrito Industrial Dr. Jovenil Forti. Em caso de dúvidas, o telefone para contato é o (19) 3492-9740.

Rodovias do Tietê são cobrados por melhorias nos trechos que ligam a cidade de Capivari

Foto: Prefeitura de Capivari

Na tarde da última terça-feira (21), os vereadores José Eduardo de Campos Pacheco (PL), Marquinho Mineiro (Podemos), Ruan Henrique Pellegrini Braggion (Republicanos), Thiago Braggion (PSL), Vinícius Scarso (MDB) e Inês Luísa Félix da Costa (PSL), estiveram em uma reunião virtual com representantes da Concessionária Rodovias do Tietê.

O tema central da conversa foi a cobrança de melhorias no trevo de entrada a cidade, localizado no KM 41 da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP 101). 

Foi informado que recentemente foi realizado um serviço de manutenção no trecho, com a aplicação de estímulos de redução de velocidade. Já o viaduto do local, falaram que ele será demolido por não seguir as exigências, sendo construído um novo em 2023, juntamente com a obra de duplicação da via. 

Outra questão foi o atraso das obras de duplicação tanto da SP 101 como da SP 308 (Rodovia do Açúcar), que, segundo dito na reunião, vem ocorrendo por questões burocráticas de desapropriação e licença ambientais. O novo prazo de conclusão é em 2024. Os parlamentares solicitaram as cópias do contrato e dos projetos das obras de duplicação para análise.

Vereador José Eduardo Pacheco participa de reunião com Sicoob Cooplivre e Acic para definir parceria sobre treinamento profissional

Foto: Prefeitura de Capivari

Na última semana, o vereador José Eduardo de Campos Pacheco (PL) esteve na sede do Sicoob Cooplivre em reunião onde novamente a oferta de treinamento aos funcionários do comércio de Capivari foi debatida. Lá, ele representou a Comissão Temporária para Assuntos Econômicos.

Na reunião estavam presentes o presidente da Acic, Marcus Belini, o diretor operacional do Sicoob, Rafael Kerche, e o diretor da Acic, Arnaldo Mattar. Por fim, ficou acertado que o treinamento será resultado de uma parceria entre o Sicoob Cooplivre, a Acic e o Sebrae. Ele  deverá ocorrer no início de novembro, de forma presencial e com distribuição de brindes aos participantes.

Vereadora Paloma pede instalação de faixas de pedestres e solução problema na escola do Santa Rosa

Foto: Prefeitura de Capivari

Na noite da última segunda-feira (20), o requerimento da vereadora Paloma Tatiane da Silva (PP) foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Capivari. No documento, a legisladora questiona a Prefeitura sobre o conserto do teto da Escola Municipal Amélia Francisca Alves, no bairro Santa Rosa, e para que local os alunos serão direcionados até que o problema seja resolvido.

Além do questionamento, Paloma pediu para que o setor de trânsito instale faixas de pedestre na frente da Escola Municipal Augusto Castanho. Ela ainda indaga sobre a organização do trânsito do local, dizendo que as paradas de ônibus atrapalham os veículos estacionarem, e bloqueiam as vagas para pessoas com deficiência. 

“Pedi também uma faixa de pedestre em frente à escola do Porto Alegre, já que ali voltaram a mão dupla e está perigoso. A Guarda tem que fazer um policiamento, fazer essa ronda escolar e ajudar no trânsito”, complementou em tribuna.