Compartilhe

A última semana foi cheia de informações sobre a microrregião de Capivari, com eventos, andamento de alguns projetos de leis e notícias da tribuna. Segue algumas novidades do município:

Prefeitura de Capivari confecciona placas para atendimentos prioritários  

Foto: Câmara Municipal de Capivari

A vereadora Sele Rosana (PSL) promoveu a indicação nº 23/2021, em que fica o pedido da criação de instalação de placas para identificação de atendimento preferencial em repartições públicas. O pedido foi atendido pela Secretaria Municipal de Relações Públicas, que distribuiu 100 placas nesta semana aos setores.



A sinalização é prevista pela Lei Federal nº 10.048/2000 e pela Lei Municipal nº5.922/2020, tendo em seu aviso visível apontado a disponibilidade de atendimento prioritário à pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, idosos, gestantes, lactantes, obesos, pessoas com crianças de colo (até dois anos), doadores de sangue, pessoas com fibromialgia e pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). 

Reunião entre vereadores e a Prefeitura acontece e tem como tema a reforma da previdência

Foto: Câmara Municipal de Capivari

Na tarde da última segunda-feira (18), uma reunião ocorreu na Câmara Municipal de Capivari, onde contou com a presença de vereadores, secretários municipais e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos. Nela, um dos temas debatidos foi acerca da reforma da previdência municipal, promovida pelo Poder Executivo. 

No início do encontro, o presidente da CapivariPrev, Agnaldo Tempesta, falou sobre o déficit técnico deste ano, que chega a cerca de R$3,5 milhões. Ainda fala que caso a reforma não seja concretizada, o valor tende a dobrar para o próximo ano, e novamente dobrará no ano conseguinte. Nesta fala inicial, o secretário de Negócios Jurídicos, Sandro Pontes, e o secretário de Finanças, José Lucas Moraes, completaram dizendo que a reforma é uma medida paliativa, e que uma nova ferramenta ainda está por vir para resolver o problema por completo.

Nesta mesma reunião, vereadores e representantes do Sindicato se manifestaram, pedindo que seja mantida a concessão do abono permanência, e sobre a insalubridade em funções exercidas por professores, sendo contada no tempo para a aposentadoria. Tudo o que foi discutido será enviado ao Poder Executivo, onde passarão por avaliação, tendo uma nova reunião em breve para dar prosseguimento ao debate dos projetos. 

Presidente José Eduardo Bombonatti sugere que Prefeitura forneça um novo desvio durante obras nas pontes do bairro São João

Foto: Câmara Municipal de Capivari


Na última segunda-feira (18), o presidente da câmara, José Eduardo Bombonatti (Republicanos), usou o espaço durante a tribuna para pedir que a Prefeitura de Capivari forneça aos moradores outra sugestão de acesso ao bairro São João, enquanto durarem as obras de revitalização das pontes (que começaram nesta semana). 

Como sugestão de trajeto, o parlamentar pede para que a Prefeitura entre em contato com o proprietário que possui um terreno próximo, e negocie para a construção de uma ponte provisória — no caso de madeira — para que não haja a necessidade de passar pela Rodovia SP 308 para chegar ao bairro. Segundo Bombonatti, com o aumento do fluxo de carros na rodovia, ele teme por possíveis acidentes no local.  

Vereadores e secretária da saúde capivarianos participam de reunião Parlamento Metropolitano de Piracicaba

Foto: Câmara Municipal de Capivari

Na tarde da última terça-feira (19), o presidente da Câmara Municipal de Capivari, José Eduardo Bombonatti (Republicanos), o vereador José Eduardo de Campos Pacheco (PL) e a secretária da Saúde, Vladia Guimarães, estiveram presentes na reunião temática sobre saúde,  promovida pelo Parlamento Metropolitano de Piracicaba. 

Um dos temas debatidos foi a retomada das cirurgias eletivas, que ficaram suspensas por conta da pandemia da Covid-19. De acordo com representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS – X) e do Hospital Regional, com a diminuição de casos da Covid-19, é de se esperar que os demais serviços sejam retomados gradativamente. 

Vereador Marquinho Mineiro pede revitalização nas ruas do bairro Jardim Elisa

Foto: Câmara Municipal de Capivari

Na próxima segunda-feira (25), será votado o requerimento nº 515/2021, promovido pelo vereador Marquinho Mineiro (Podemos), solicitando mais informações sobre o serviço de tapa buraco no bairro Jardim Elisa. Marquinho esteve no bairro, onde recebeu diversas reclamações sobre o asfalto, e fez o pedido em tribuna para que o Poder Executivo resolva o mais rápido possível.

Vereadora Paloma fala sobre o curso de Libras em Capivari

Foto: Câmara Municipal de Capivari

Na última sexta-feira (15),  começou o Curso de Libras, idealizado pela  vereadora Paloma Tatiane da Silva (PP), juntamente à Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Durante a sessão ordinária, ela se desculpou pela divulgação tardia do projeto, sendo pega de surpresa com a notícia do início das aulas. 

Ela aproveitou ainda para falar sobre o setor de transportes da Secretaria de Saúde, pedindo para que fosse olhado com mais “carinho como olhou para a frota da Guarda Municipal”, falando que o setor precisa de veículos maiores, que atendam melhor a população e com mais conforto.

Vereador Thiago Braggion agradece pela retomada dos serviços de castrações de animais no CCZ

Foto: Câmara Municipal de Capivari

Foi anunciado em tribuna na noite da última segunda-feira (18), a contratação da veterinária Ana Paula pelo Centro de Controle Zoonoses (CCZ) de Capivari. Com isso, o local volta a fazer as consultas de castração de animais. A notícia foi dada pelo parlamentar Thiago Braggion (PSL).

No próximo domingo (24), a doutora estará atendendo no mutirão, fazendo a castração de 62 animais que foram doados pelo CCZ, mas que na época não passaram pelo procedimento. 

Braggion aproveitou para falar que apresentará um projeto de lei para regulamentar as castrações de animais feitas pelo CCZ, que segundo ele é de extrema importância para o controle populacional de animais e para diminuição de abandono e maus tratos.

Vereador Vinícius Scarso fala sobre o término da EMEI no bairro Vila Fátima

Foto: Câmara Municipal de Capivari

O vereador Vinícius Scarso (MDB), através de um requerimento, questionou a Prefeitura sobre as obras da EMEI (Escola Municipal de Ensino Infantil) do bairro Vila Fátima. Desde o ano passado, os trabalhos na escola estão paralisados. 

Segundo o parlamentar, a paralisação aconteceu por motivos burocráticos que envolvem o Ministério da Educação e os recursos destinados ao serviço. A Prefeitura informou que já está com 70% da obra finalizada, mas que atualmente está em processo licitatório para o término.

Câmara Municipal de Capivari homenageia professores e médicos durante a tribuna 

Durante a tribuna do dia 18, os professores e médicos foram homenageados pela Câmara Municipal de Capivari. Como forma de comemoração ao Dia do Professor (15 de outubro), o vereador Denilton Rocha (MDB) fez a entrega de uma Moção de Congratulações à professora Teresa Lourdes Brugnherotto de Campos, que ali representava todos os professores da rede pública e particular do município de Capivari. 

Teresa foi professora na Escola Estadual Padre Fabiano, na Escola Municipal Augusto Castanho e no Colégio Anglo. em seu discurso ela disse que teve “ a oportunidade de comprovar que é na formação do indivíduo que se faz a transformação da sociedade”, relembrando um pouco dos 46 anos em que se dedicou ao magistério. 

Já em comemoração ao Dia do Médico (18 de outubro), a Moção de Congratulação foi entregue pelo vereador Ruan Henrique Pellegrini Braggion (Republicanos) à Drª Rebeca Maria Bianchim Bereta. Ela, que é pediatra, esteve na Câmara como representante de todos os médicos de Capivari. 

Em sua fala, Drª Rebeca explicou que “a medicina nos coloca dentro do âmbito familiar. O nosso falar, o nosso olhar, a nossa comunicação com o paciente, com as pessoas, vai mudando o aspecto da doença e vai se transformando numa forma de afeto e carinho, quando cuidamos e, quando com a permissão de Deus, curamos”.

Vale ressaltar que as duas moções foram votadas na noite de segunda-feira e aprovadas por unanimidade.