Compartilhe

A última semana foi cheia de informações sobre a microrregião de Capivari, com eventos, andamento de alguns projetos de leis e notícias da tribuna. Segue algumas novidades do município:

Deirton Ferreira recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Capivari

Foto: Câmara de Capivari

O mecânico Deirton Ferreira foi o homenageado da Câmara Municipal de Capivari na noite da última segunda-feira (28). O motivo foi seus trabalhos de concertos gratuitos em veículos pertencentes a órgãos públicos. Ele recebeu uma Moção de Aplausos de autoria do presidente da câmara, José Eduardo Bombonatti (Republicanos), aprovada por unanimidade.  



“Essa Moção de Aplausos 31/2022, gostaria de pedir o apoio dos demais pares, porque faz jus a essa pessoa maravilhosa que se encontra na plateia hoje, mecânico da nossa cidade, empresário, onde ele não nega ajuda ao município. Todos que pedem socorro, esse homem, seja sábado, seja domingo, ele sempre está disposto a ajudar. E, principalmente, as conduções do Corpo de Bombeiros, que salvam vidas no município”, justificou o parlamentar antes da votação.

Ferreira recebeu a Moção de Aplausos e, no discurso em tribuna, agradeceu pela homenagem. Ainda aformou que, sempre que possível, está à disposição para ajudar o Poder Público.

Vereadora Sele Rosada levanta questões sobre distribuição gratuita de absorventes e retomada da campanha da vacinação contra a raiva animal em tribuna

Foto: Câmara de Capivari

A vereadora Sele Rosada (PSL) apresentou duas Moções durante a sessão ordinária. Ambas foram aprovadas por unanimidade. 

A primeira foi a Moção de Aplausos nº 26/2022, que parabeniza o Congresso Nacional pela derrubada dos vetos aos dispositivos do Projeto de Lei nº 4.968/2019, que deu origem à Lei do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. Com a derrubada dos vetos, serão reincorporados à Lei os trechos que determinam a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes de baixa renda, mulheres internas no sistema prisional ou em situação de vulnerabilidade. 



A outra Moção é de Apelo (nª 27/2022). Ela foi destinada ao governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), pedindo o retorno da campanha de vacinação contra a raiva animal. 

Devido a um desabastecimento de material oriundo de atraso no repasse do Ministério da Saúde, o Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Controle de Doenças do Instituto Pasteur, suspendeu a campanha de vacinação em agosto de 2020 em todos os municípios. 

A vereadora destaca a importância da retomada dessa ação: “A vacina antirrábica é a única forma de prevenção e é vista como uma questão de segurança para os animais e para todos que convivem com eles”.

Vereador Denilton Rocha pede informações sobre participação de Capivari no programa “Pró São Paulo”

Foto: Câmara de Capivari

A Câmara Municipal de Capivari aprovou o requerimento nº 75/2022, de autoria do vereador Denilton Rocha (MDB), que solicita informações da Prefeitura sobre o cadastro no “Pró São Paulo”. O programa faz parte do pacote de obras lançado pelo Governo do Estado, e visa à retomada do crescimento pós-pandemia.

O programa prevê serviços em setores como educação (reforma de escolas), infraestrutura (pavimentação de estradas de terra, conservação de rodovias) e habitação (regularização fundiária, parcerias para a produção de unidades habitacionais). 

“O intuito do requerimento é saber se a Prefeitura tomou conhecimento desse programa e se Capivari está apta a receber alguma obra oferecida pelo Governo do Estado”, justifica o vereador.