Compartilhe

O piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton, agradeceu por ter recebido o título de cidadão honorário do Brasil: “Obrigado Brasil. Amo vocês, não vejo a hora de ver vocês de novo”, escreveu o inglês no Instagram. O título de cidadão honorário é dado a pessoas em reconhecimento a bons atos e foi concedido a Hamilton pela Câmara dos Deputados.

Lewis Hamilton ganhou o título de cidadão honorário do Brasil por homenagear Ayrton Senna em 2021 – Foto: reprodução

O projeto é de autoria do Deputado Federal André Figueiredo (PDT-CE), e não precisa ser aprovado pelo Senado. No texto do projeto, o parlamentar explica que Hamilton costuma exaltar a bandeira do Brasil, e também ao ídolo dele (e nosso também) Ayrton Senna.



Ao saber que recebeu o título de “Cidadão Brasileiro”, Lewis Hamilton, retribui com carinho, em um comunicado postado no Instagram. Ele disse o Brasil é um de seus lugares favoritos no mundo, afirmou que ama o país e que não vê a hora de ver os brasileiros novamente.

A iniciativa

O deputado André Figueiredo disse que a iniciativa surgiu após uma corrida realizada em novembro de 2021, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Na ocasião, o piloto inglês homenageou o brasileiro Ayrton Senna com as cores nacionais “que o piloto brasileiro tão bem representava”.

“Ao fim da corrida, Hamilton repetiu Senna ao carregar a bandeira brasileira em uma volta de consagração pelo autódromo e ergueu o pavilhão nacional no pódio durante a premiação. Esse gesto de respeito à memória do maior piloto brasileiro repercutiu em todos e cada um de nossos cidadãos”, diz o texto.



A resolução (PRC 79/21), sugerida pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE), recebeu parecer favorável do relator em Plenário, deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR).

Cidadão honorário

O texto da resolução reforça ainda o fato de a homenagem poder ser atribuída a estrangeiros mesmo que esses não tenham nascido ou não residam no país. Com isso, Lewis se tornará um “conterrâneo”, uma espécie de brasileiro por título. A homenagem deve ser entregue ao ídolo inglês em sessão solene, em data ainda não marcada.

Fonte: Só Notícia Boa