Compartilhe

Nesta última segunda-feira (04), na 32ª Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores de Capivari, o locutor do programa Hora do Rancho da Raízes FM, André Luis Machado, ou mais conhecido como Boto Rosa, recebeu uma homenagem e uma moção de congratulação. O motivo foi pela luta que o radialista vem tendo para manter e incentivar a cultura tropeira, tradição da região capivariana.

Foto: Reprodução

Inicialmente, a moção foi realizada em 24 de maio de 2021. Porém, por conta do agravamento da pandemia, ela só foi entregue na última segunda-feira. Durante a cerimônia, o discurso escrito pelo Presidente da Câmara, José Eduardo Bombonatti (REPUBLICANOS), foi lido pelo Diretor Geral na Câmara Municipal, Luiz Antônio Piazza. Nele, foram exaltados os pontos pelo qual a homenagem foi dada, reforçando o papel que o locutor tem na cidade para com a tradição tropeira. 



“Atualmente, um dos principais trabalhos de destaque do Boto Rosa é capitanear um dos mais famosos e únicos programas de rádio de Capivari e região, o Hora do Rancho. Oportunidade [essa] em que [se] destina fomentar a cultura e a tradição tropeira, por meio de contos, conversas e principalmente uma coletânea memorável de músicas e canções genuinamente raízes de nossa terra, por meio de modas de viola, em que a viola caminha tão somente com a voz do cantor de ‘modões’, em que a viola é acompanhada pelo violão e a voz, sendo que maiores símbolos culturais dessa tradição não há.”

Luiz Antônio Piazza

O discurso carregava um forte apelo emocional, contando a trajetória de Boto Rosa, como sua iniciação na locução de rodeios, suas atuais atividades para a propagação da cultura e folclore dos tropeiros, e a sua importância para a comunidade caipira.

No fim da fala dos vereadores, Boto Rosa ainda fez um discurso emocionado com as palavras e com a moção que acabara de receber. 

“É o que eu sempre falo, o locutor de rodeio, ele tem que estar preparado para transmitir emoção, e hoje a emoção tomou conta do boto rosa. tomou conta do boto rosa porque eu estou realizando um sonho junto com todos os meus amigos da cidade de Capivari”

Boto Rosa

Além dos vereadores que compunham a sessão, a turma do chapéu estava lá para prestigiar a moção congratulatória, com direito a um “Cai n’água capivara, que lá vem bala!” no final.