Compartilhe

Instituições federais de ensino superior devem retomar as aulas presenciais a partir de janeiro.

A determinação é do Ministério da Educação e está publicada no Diário Oficial da União publica de 2 de dezembro.



De acordo com a portaria publicada, para retomar as aulas presenciais a partir de 4 de janeiro, as instituições devem adotar “protocolo de biossegurança” contra a propagação do novo coronavírus.

Entre as medidas, que estão definidas na portaria nº 572 que o MEC publicou em 1º de julho deste ano, está a divulgação, em ambiente escolar, das regras e orientações para colocação, uso, retirada e descarte correto e seguro de máscaras.

Ainda de acordo com a mais recente determinação do Ministério da Educação, os recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais deverão ser “utilizados de forma complementar, em caráter excepcional” para completar a carga horária das atividades pedagógicas”.

O documento publicado pelo MEC, no entanto, deixa claro que estados e municípios podem suspender as atividades presenciais e aí, nesse caso, as aulas devem ser ministradas de forma digital.



Vale ressaltar que a decisão de retorno às aulas nas universidades federais acontece em meio ao crescimento recente do número de casos em todo o país e também de mortes em alguns estados.

O Brasil já tem mais de 6 milhões e 300 mil casos confirmados desde o início da pandemia e se aproxima das 175 mil vidas perdidas.


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0