Compartilhe

Com cerca de 10 anos interditada, a Prefeitura de Capivari anunciou em março de 2022 que a passarela do bairro Estação seria substituída, liberando o tráfego de veículos leves no local. As obras foram finalizadas e a inauguração foi realizada nesta última terça-feira (21). A passarela “Belalbo Cruz” (Belarma) está localizada na rua 31 de Março, no bairro Nova Aparecida, e interliga com a rua Francisco Lembo, no bairro Estação.

Foto: Divulgação Prefeitura

O local recebeu este nome, pois o homenageado era morador do bairro Nova Aparecida e, na década de 80, improvisou uma passarela de madeira sobre o córrego Lavapés, chamada de “Pontinha do Belarma”, para que os moradores pudessem atravessar do Nova Aparecida para a Estação e vice-versa. A indicação para o nome é de autoria do vereador Odésio Ferraz.



Foto: Divulgação Prefeitura

A passarela, que comporta veículos leves e também tem passagem para pedestres, beneficiará cerca de 3.000 pessoas que passarão pelo trecho diariamente, vindos tanto do bairro Estação, quanto dos bairros Nova Aparecida, Vila Fátima, Jardim Santa Maria, Villa di Capri e Piazza di Roma.

As obras iniciaram no dia 30 de março e foram monitoradas pela Secretaria de Projetos, Convênios e Captação de Recursos, com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana, que fez toda a sinalização do trecho, e da Defesa Civil, que fez podas de árvores em todo o entorno do Córrego Lavapés. A iluminação da passarela foi feita pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que também trabalhou com revitalização dos trechos próximos.

Foto: Divulgação Prefeitura