Compartilhe

Na manhã desta quinta-feira (17), o Prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni (MDB) falou sobre a conclusão do processo de licitação do projeto de lei que garante o Vale Gás para as famílias cadastradas no Bolsa Família. Segundo a Prefeitura de Elias Fausto serão contempladas 955 famílias que receberão botijões de gás em suas residências.

O projeto entra em vigor em um momento que o gás de cozinha atinge o maior preço em 2021 de acordo com Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e, com um novo aumento de 5,9% do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).



De acordo com o prefeito Maurício Baroni, a pandemia trouxe diversos agravantes tanto no setor da saúde como no setor social. “No setor da saúde diariamente temos notícias de superlotação do sistema SUS em diversas cidades do estado de São Paulo. E com relação à área social, a situação de vulnerabilidade das famílias aumentou por conta da desvalorização da nossa moeda e, por consequência, a alta dos alimentos nas gôndolas do mercado, e também do botijão de gás”.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o preço dos alimentos aumentou 15% no acumulado desde o início da pandemia e o real perdeu cerca de 22% do seu valor em relação ao dólar na pandemia. “Com a nossa moeda enfraquecida, temos que criar programas sociais e auxiliar a nossa população. Desde o início da pandemia, quadriplicou a quantidade de cestas básicas que a Secretaria de Desenvolvimento Social fornece à população. Esse é o reflexo. E por isso pensamos na alternativa no Vale Gás, pois sabemos que essa é a necessidade imediata da população”, afirma Baroni.

Durante o Primeira Página desta quinta-feira (17) Maurício falou sobre o programa de auxílio à família carentes e também sobre a revitalização das vicinais pertencentes ao município que foram beneficiadas pelo programa Novas Estradas Vicinais, além da situação da pandemia em Elias Fausto.

Confira a entrevista completa e aproveite para inscrever no canal da Raízes FM no Youtube