Compartilhe

Na noite da última quarta-feira (08), o prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni (MDB), recebeu a honraria “Dr. Caio da Costa Sampaio”, durante a Sessão Solene na Câmara Municipal de Indaiatuba, sendo concedida pelo vereador Alexandre Peres, e aprovada com unanimidade por todos os demais vereadores. O título “Dr. Caio da Costa Sampaio” é a mais alta honraria para personalidades nascidas em Indaiatuba.

Foto: Reprodução

O prefeito foi convidado pelo a compor a mesa diretora ao lado das autoridades. O convite foi feito pelo Presidente da Câmara, o vereador Jorge Luís Lepinsk (MDB).



Dentre os presentes na homenagem, estavam Mariza Baroni, mãe do homenageado, Ana Cristina Bittencourt, primeira dama e esposa, Maurício Baroni Bittencourt, filho do prefeito, além dos vereadores de Elias Fausto: Aribazão (MDB), Eduardo da Farmácia (DEM), Ricardo Fornazieri (DEM), Ketlen Vieira (PSD), Mirão Zapata (MDB) e os secretários da administração de Elias Fausto. 

Trajetória

Baroni é nascido em Indaiatuba, tendo uma extensa carreira política em sua cidade natal. Em 1994, atuou como Conselheiro Tutelar, sendo convidado a assumir o cargo de Chefe de Gabinete na Câmara Municipal até o ano de 1996.

No ano de 2000, com o convite e apoio do Prefeito Reinaldo Nogueira, Maurício Baroni lança a sua primeira candidatura a vereador. Ele foi eleito, sendo o vereador mais votado, somando 1796 votos.

Em 2004, após sua reeleição como vereador, Baroni assumiu a posição de Presidente da Câmara Municipal durante o biênio 2005 a 2006. No cargo, implantou projetos pioneiros, como a “Semana de Políticas Públicas” e a cartilha “Direitos do Cidadão, Deveres do Vereador”.



Foi eleito para o cargo de vereador quatro vezes, sendo no seu último mandato (2013) com 3306 votos. 

Maurício manteve em seus mandatos uma atuação conjunta das comunidades e lideranças de bairro. Ele visava com essa atitude compreender melhor as necessidades e anseios da população. Com isso, durante seus quatro mandatos como vereador em Indaiatuba, fez 539 Indicações, 113 Projetos de Lei, 262 moções e 24 Projetos de Decreto Legislativo.

Em 2008, o então prefeito Reinaldo Nogueira, convidou Baroni para assumir a Secretaria de Esportes e Turismo. No cargo, trouxe para a cidade o campeonato intercontinental “Bicicross das Américas” e criou o Carnaval das Marchinhas, evento familiar que tornou-se tradição na cidade.

Em 2014, foi candidato a Deputado Federal pelo PMDB, tendo quase dois mil votos da cidade vizinha de Indaiatuba: Elias Fausto. Com isso, ele decide então se candidatar a prefeito do município.

Maurício foi eleito em 2016 como prefeito de Elias Fausto, com Rui Thoni com seu vice-prefeito. Foi um total de 5.653 votos, somando  54,75%  dos votos válidos. E, pela primeira vez na história de 76 anos de Elias Fausto, Baroni foi reeleito em 2020 somando 54,89% dos votos válidos.  

Maurício atua também como presidente do Consórcio Consimares – Consórcio Intermunicipal De Manejo De Resíduos Sólidos Da Região Metropolitana De Campinas. Ele foi eleito para o biênio 2021-2022.