Compartilhe

A Prefeitura de Capivari retirou a ciclofaixa que foi pintada em uma extensão da Avenida Pio XII. O espaço, criado na administração passada, foi inaugurado e liberado para os ciclistas no dia 30 de agosto de 2020.

Foto: Tonny Machado – Raízes FM

Aos domingos, a extensão da Avenida que tinha a ciclofaixa pintada ficava interditada para veículos. A ideia era oferecer uma opção de lazer para as famílias capivarianas.



Na tarde desta quarta-feira (20), funcionários do setor de trânsito fizeram a pintura da rua para apagar as cores vermelha e branca que demarcavam a ciclofaixa.

Foto: Tonny Machado – Raízes FM

Procuramos a prefeitura de Capivari para saber o motivo da retirada da ciclofaixa. Segue a nota que nos foi enviada:

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que a ciclofaixa da Pio XII será retirada por motivos de segurança. A via exclusiva para bicicletas foi implementada na pista da esquerda – usada para ultrapassagens e para veículos em maior velocidade, dentro do limite estabelecido. Apesar de funcionar apenas aos domingos, foi notado que vários ciclistas utilizam o trecho durante a semana, o que torna a ciclofaixa perigosa e traz um risco maior de acidentes envolvendo carros. Informamos, também, que a sinalização está em desacordo com o Manual de Sinalização vertical, que regulamenta esse tipo de pintura de solo.

A Prefeitura esclarece que é a favor de uma ciclofaixa na cidade, desde que ela seja segura para os ciclistas e não ofereça riscos de acidente. Há um estudo sendo realizado para a implementação de uma ciclofaixa adequada no trecho, que logo será anunciado.


Deprecated: Directive 'allow_url_include' is deprecated in Unknown on line 0