Compartilhe

Na próxima quarta-feira, 1, às 19h30, no Quintal da Dona Marta (R. Otávio Alves de Souza, 174, Res. Sto Antonio) em Capivari, acontece a primeira de uma série de rodas de conversa que abordam as tradições afro-paulistas, como parte da programação de um projeto cultural iniciado em Piracicaba.

Com o intuito de evidenciar a cultura afro-paulista, incentivar a sua preservação e permitir a transmissão de saberes, a Casa de Batuqueiro e a ETC Produtora, ambas de Piracicaba, desenvolvem o projeto “Saberes no Pé do Tambu”, que reúne ações culturais e educativas como lançamento de livro, transmissões audiovisuais e contos de histórias.



A ação é aberta ao público e terá intérprete de libras. A iniciativa é feita por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

O autor do livro “Saberes no Pé do Tambu”, Antonio Filogenio de Paula Junior, conversará com os batuqueiros sobre as motivações e as inspirações para escrever o material, que apresenta o Batuque de Umbigada como uma cultura de resistência marcada pela preservação de diferentes elementos da filosofia e da cosmogonia africana de origem bantu.

Antonio participou do programa Primeira Página nessa terça-feira (31) para falar sobre o projeto. Assista:

Mais informações sobre o projeto “Saberes no Pé do Tambu”, como calendário, programação e convidados, podem ser conferidas no Instagram: @casadebatuqueiro e @etcprodutora