Compartilhe

Com breve histórico sobre sua carreira ligada à arte e a cultura, Edmilson Baia iniciou a entrevista no Primeira Página desta terça-feira. Durante o programa o Secretário de Cultura e Turismo de Capivari comentou a situação das obras do museu da cidade, da biblioteca municipal e projetos futuros.

Sobre o museu, o secretário destacou que a propriedade do prédio é do Estado de São Paulo e que as obras são da responsabilidade do governo estadual. Edmilson afirmou que obras de recuperação do prédio já estão em andamento e que após o término, a previsão é de concessão do Estado de São Paulo ao município para a utilização do espaço.



Parte importante da cultura da cidade, o carnaval, também foi abordado na entrevista. Cancelado esse ano por conta da pandemia, o carnaval pode voltar nos próximos anos com mais agito e incentivos. O secretário tem a intenção de apoiar as escolas de samba para que nos próximos anos o carnaval volte a cidade e recupere a grandeza que tinha há algumas décadas.

A biblioteca municipal também foi citada no programa, também afetada pela pandemia, Baia divulgou o projeto “Busque uma história” que consiste na retirada de livros na modalidade Drive Thru, ou seja, o usuário faz o pedido do livro através do site da prefeitura e faz a retirada no local de carro. A biblioteca está fechada ao público, mas para a retirada dos livros o endereço é Rua Madre Valéria, 287, Centro. Próximo ao Tiro de Guerra.

Edmilson tem a intenção de promover eventos e peças no espaço cultural do Bairro Estação, assim quando a pandemia estiver encerrada e também divulgou a parceria com o projeto Energia em Cena, uma companhia de teatro itinerante que irá realizar apresentações em ruas de Capivari, as peças poderão ser assistidas pelas janelas das residências.

Além do espaço cultural no antigo almoxarifado da Estação, o secretário informou que a prefeitura busca junto à família detentora do casarão da esquina da igreja matriz da cidade, a doação do prédio, para a construção de um novo espaço cultural que poderá abrigar exposições e futuros eventos.



Respondendo uma pergunta de um ouvinte da Raízes FM, Edmilson comentou sobre o “Musicalizando Capivari”, programa que tem o objetivo de criar coros e bandas juvenis além do apoio à Banda Bamados (Banda Dirceu Ortolani Stein).

Mesmo com o desenvolvimento de programas ligados à cultura, os profissionais ligados a essa área, vem sofrendo duramente no aspecto econômico por conta da não realização de eventos em decorrência da pandemia. Com isso, a Lei Aldair Blanc foi criada para dar apoio a esses profissionais. O Secretário de Cultura e Turismo de Capivari afirmou que a cidade recebeu R$ 408.000,00 e que algumas empresas, bandas e festivais contemplados receberão apoio financeiro durante esse período.

Quanto ao turismo, Edmilson Baia disse ter se reunido com os secretários das pastas equivalentes das cidades de Monte Mor e Elias Fausto com o intuito da viabilização de um circuito regional de turismo. Será feito um mapeamento dos pontos turísticos e o cicloturismo receberá uma atenção especial, segundo o secretário.
A entrevista completa está disponível abaixo. Aproveite para se inscrever no canal da Raízes FM no Youtube e tenha acesso à todos os novos vídeos.