Compartilhe

Após ser premiado no Chile e ganhar uma pré-estreia na 20ª Mostra de Cinema Infantil, em outubro passado, o longa-metragem “Tarsilinha”, que homenageia a pintora Capivariana Tarsila do Amaral, finalmente ganha data de estreia para 10 de fevereiro. O filme é assinado pelos mesmos criadores dos desenhos “Peixonauta” e do “Show da Luna”, títulos que estão entre as animações brasileiras mais exportadas da nossa indústria. Assista ao trailer abaixo!

Após tanto tempo de criação, produção, edição e sonorização, o lançamento vai coincidir com as comemorações da Semana de Arte Moderna de 1922. O filme tem trilha sonora feita sob encomenda por Zezinho Mutarelli e Zeca Baleiro. A animação é obra de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo.



O filme é todo inspirado na obra de Tarsila, que foi a artista mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro, e pretende estreitar ainda mais o conhecimento do público infantil sobre a pintora. No enredo, que nada tem de biográfico, Tarsilinha é uma garota de 8 anos que embarca numa jornada fantástica para recuperar a memória de sua mãe. Para cumprir seu objetivo, ela precisa encontrar objetos especiais que foram roubados da caixa de lembranças que lhe pertence. Nesta trajetória, enfrenta seus medos e supera outros desafios até voltar para casa em segurança.

A menina e seus amigos vão mergulhar nas profundezas do Abaporu, obra que se tornou um símbolo do Movimento Antropofágico Brasileiro, para recuperar as memórias de sua mãe e de outras pessoas. Com produção da Pinguim Content, o filme traz personagens de lendas brasileiras, com elementos das culturas nativas indígena, africana e dos colonizadores portugueses, compondo a miscelânea que forma a identidade do país.

Assista ao trailer de “Tarsilinha”: