Compartilhe

A Noruega foi multada em 1,5 mil euros (R$ 9,2 mil) por usar shorts em vez de biquíni no Campeonato Europeu de Handebol de Praia. A Federação Europeia de Handebol (EHF, na sigla em inglês) disse que aplicou a multa por ser uma “roupa imprópria”.

As jogadoras da Noruega disputaram uma partida que valia a medalha de bronze em jogo contra a Espanha em Varna, na Bulgária. A Federação de Handebol da Noruega já havia declarado que pagaria a multa caso suas atletas fossem penalizadas. Um comunicado da Federação informa que uma comissão disciplinar impôs uma multa de “150 euros por jogadora, um total de 1,5 mil euros (R$ 9,2 mil)”.



O informe ainda acrescentou que a Noruega jogou usando trajes que “não estão de acordo com os regulamentos de uniformes de atletas definidos nas regras do jogo de handebol de praia da Federação Internacional de Handebol”. Uma moção norueguesa para alterar as regras atuais será discutida pelos órgãos nos próximos meses.

O Ministro da Cultura e Esportes da Noruega, Abid Raja, tuitou o seguinte sobre essa decisão: “É completamente ridículo — uma mudança de atitude é necessária no machista e conservador mundo internacional do esporte”.