Compartilhe

Nesta quinta-feira (15) o vereador Thiago Braggion participou do Primeira Página para relembrar a campanha de doação de sangue que ocorrerá neste sábado (17) na cidade de Capivari e também comentar a aprovação do Projeto de Lei lei nº 002/2021 que prevê o atendimento prioritário para pessoas doadoras de sangue.

Aprovado no dia 22 de Abril, na Câmara Municipal de Capivari, o projeto de lei amplia o grupo de pessoas que são prioridades em atendimentos, agora, os doadores de sangue também têm preferência em filas, por exemplo. O doador deverá apresentar o comprovante de doação de sangue contendo nome, número do RG ou CPF e carimbo do órgão ou assinatura do técnico responsável pelas coletas.



A lei tem como objetivo estimular a doação de sangue na cidade e neste final de semana, Capivari realizará a primeira Campanha de Doação de Sangue em 2021.

Informações sobre a campanha 

A primeira Campanha de Doação de Sangue desse ano em Capivari será realizada neste sábado, dia 17, das 8h ao meio-dia, na Escola Municipal José Benedito Pinto Antunes, na Rua Padre Fabiano, 1351, no Centro da Cidade. Para doar sangue é preciso estar em boa condição de saúde, não ter tido gripe ou diarreia sete dias antes da doação, nem infecções 15 dias antes da campanha.

Para fazer a doação sangue é preciso levar o RG ou um outro documento com foto, ter entre 18 e 69 anos e pesar acima de 50 quilos. Adolescentes acima de 16 anos também podem fazer a doação, mas é necessário que o responsável acompanhe e assine o termo de autorização. A idade limite para fazer a primeira doação de sangue é 60 anos.



No dia da doação é preciso tomar um café da manhã leve, ter repouso de, pelo menos, seis horas na noite anterior, não consumir bebida alcoólica e não fumar no dia. Como estamos em Pandemia, é fundamental que todos os interessados em doar sangue sigam os protocolos de higiene, como uso de máscara, distanciamento social, além da higienização das mãos com frequência. Quem estiver com suspeita ou caso confirmado de Covid-19 não deve comparecer para doar.

Nesta edição da Campanha serão destinadas 200 bolsas para coleta. A última doação de sangue em Capivari foi realizada em julho de 2020 e coletou 122 bolsas.

Confira a entrevista completa abaixo e aproveite para inscrever-se no canal no Youtube da Raízes FM