Compartilhe

Quanto tempo você tem para dormir? Você acorda muitas vezes durante a madrugada? Muitas pessoas não sabem responder a essas simples questões, que podem revelar muito sobre a qualidade do sono.

E um sono de qualidade, está provado, é essencial para a saúde. A Associação Americana do Coração atualizou recentemente os parâmetros que servem como referência para que as pessoas possam preservar ou melhorar a saúde do coração e do cérebro. E, pela primeira vez, incluiu o sono nessa lista.



De acordo com a associação, para fazer bem para a saúde mental e cardíaca, o sono deve durar de sete a nove horas por noite, sem interrupções.

Segundo o órgão, deficits de sono prejudicam muito a funcionamento do metabolismo do corpo humano e também comprometem a capacidade de aprendizado, de memória, de cognição e a de regulação emocional.

Com a inclusão na lista dos parâmetros necessários para a saúde cardíaca e mental, o sono de qualidade passa a ter a mesma importância de uma alimentação saudável, da prática de exercícios físicos e do controle do peso, da pressão arterial, da concentração de gorduras e açúcar no sangue e do não-tabagismo.