Vereador Nelson Soares aciona setor de trânsito da Prefeitura em busca de melhorias na rotatória do bairro Gênova
O vereador Nelson Soares (PL) esteve, na semana passada, com o diretor municipal de trânsito, Amilton Alves de Souza, e com o agente de trânsito Paulo Santos na rotatória próxima à Praça da Bíblia e ao Corpo de Bombeiros, no bairro Gênova.
O parlamentar resolveu contatar o setor de trânsito após receber muitas reclamações de motoristas que trafegam pelo local. “Eles reconheceram que o local está realmente perigoso e que pode acontecer um acidente a qualquer momento, devido, principalmente, a imprudência e desrespeito dos motoristas”, explica Soares.
De acordo com o vereador, ficou combinado que ele apresentará um projeto de lei para nomear a rua próxima à rotatória – que não possui denominação – e, por parte da Prefeitura, o setor de trânsito fará um estudo para buscar a melhor opção: tornar essa rua de mão única, sentido bairro, ou mexer na localização da rotatória (centralizá-la).
Vereador Thiago Braggion critica falta de vagas em creches municipais
Em tribuna na noite de segunda-feira, 29, o vereador Thiago Braggion (União Brasil) falou sobre a falta de vagas nas creches municipais e criticou a ausência de planejamento por parte da Secretaria Municipal de Educação.
Ele tomou como exemplo a creche recém-inaugurada no bairro Vila Fátima, onde já existe fila de espera. Para o vereador, é inadmissível que os pais precisem levar os filhos em creches de outros bairros, já que muitos não têm sequer condições de arcar com o transporte.
Braggion disse que a Secretaria Municipal de Educação falhou ao não montar um planejamento e contratar profissionais de acordo com a demanda do local. Ele protocolará um requerimento para esclarecer informações sobre as filas de espera e demandas de cada creche.
O parlamentar espera que o mesmo problema não ocorra com a creche do bairro Santa Teresa D’Avila, cujas obras estão em andamento e o novo prédio deverá ser inaugurado em breve.
Presidente Du Tambú critica Secretaria de Saúde e Santa Casa de Capivari por falhas em atendimentos e sugere que políticos utilizem o SUS
O presidente da Câmara Municipal de Capivari, Du Tambú (Republicanos), manifestou indignação a respeito de falhas que estão ocorrendo nos atendimentos prestados pela Secretaria Municipal de Saúde e Santa Casa de Misericórdia. O discurso foi feito em tribuna na noite da última segunda-feira, 29.
A foto de um paciente com o dedo do pé necrosado foi apresentada pelo parlamentar no telão do plenário. Segundo ele, esse senhor aguardava a ambulância da Secretaria de Saúde de Capivari ir buscá-lo em Piracicaba para levá-lo à outra cidade para ser operado, porém o veículo não foi e o paciente perdeu a cirurgia. Agora, aguarda uma nova data para o procedimento.
Ao entrar em contato com a secretária Vladia Guimarães, Du Tambú disse que recebeu a resposta de que o caso é de alta complexidade e, portanto, responsabilidade do Governo do Estado. “A partir do momento que eu tiro de mim e dou para o outro, o problema não é meu mais? Mas é. A gente está falando de ser humano, é nossa responsabilidade cuidar do município”, comentou.
O presidente da Câmara falou ainda sobre outro paciente que está há uma semana com dor, na Santa Casa, aguardando uma cirurgia ortopédica, classificada também como alta complexidade. Ele pediu que o prefeito Vitor Riccomini (União Brasil) e os representantes de Rafard, Elias Fausto e Mombuca usem a “força política” para cobrarem o DRS (Departamento Regional de Saúde).
Du Tambú também questionou a Santa Casa de Misericórdia sobre problemas relatados por pacientes a respeito do transporte: “Ninguém sabe se é falta de motorista, se é falta de ambulância”. Ele lembrou que conquistou uma ambulância para o município, assim como outros vereadores, e pediu para que a direção do hospital esclareça o que está ocorrendo de verdade.
Para o vereador, seria interessante a aprovação de um projeto de lei para que prefeito, vice-prefeito, vereadores e cargos de chefia comissionados ligados à saúde usassem o SUS (Sistema Único de Saúde), como forma de vivenciarem os reais problemas enfrentados diariamente por grande parte da população que não possui plano de saúde.
Bairro São João
No último final de semana, a Prefeitura de Capivari inaugurou a ponte que dá acesso ao bairro São João Batista. Du Tambú pediu em tribuna para que o setor competente realize a sinalização adequada do local, já que lá o trânsito é rápido e podem acontecer acidentes.
Ele sugeriu ainda que a Prefeitura já inicie estudos para a abertura de uma nova avenida e construção de uma ponte que ligue o bairro São João à avenida Ênio Pires de Camargo, ofertando aos moradores do bairro um novo trajeto de acesso ao centro da cidade.
Vereador Denilton Rocha pede que Prefeitura implante o programa “Auxílio Capivari”
O vereador Denilton Rocha (MDB) apresentou uma indicação – que entrará no expediente da próxima sessão ordinária – para que a Prefeitura de Capivari, por meio das Secretarias de Finanças e de Desenvolvimento Social, implantem o “Auxílio Capivari”, um programa de transferência de renda semelhante ao “Auxílio Brasil”.
Em tribuna, na última segunda-feira, 29, Rocha divulgou dois dados importantes: 33 milhões de pessoas no Brasil não fazem as três refeições durante o dia; em Capivari, quase três mil pessoas estão cadastradas no “Auxílio Brasil”.
De acordo com o vereador, o “Auxílio Brasil” estará vigente até o dia 31 de dezembro de 2022 e, mesmo que a maioria dos candidatos à presidência prometa que vai dar continuidade, não existe uma certeza por parte das famílias que dependem dessa ajuda, que atualmente é de R$ 600,00.
“E por que não o município fazer o seu próprio programa de transferência de renda para essas famílias que já estão cadastradas na assistência social?”, indagou. Ele reforçou que o objetivo do programa é o de garantir o direito de renda mínima às famílias em situação de extrema vulnerabilidade e risco social.
Fiscalização nas escolas e creches: Vereadora Paloma Tatiane visita creche no bairro São João
Dando continuidade às visitas nas escolas e creches municipais, a vereadora Paloma Tatiane da Silva (PP) esteve na EMEI “Ana Bortoluci Forner”, no bairro São João Batista, na tarde da última terça-feira, 30, e foi recebida pela coordenadora Moyra de Almeida.
A unidade escolar possui aproximadamente 130 alunos e, de acordo com Paloma, presta bom atendimento para as duas crianças com deficiência matriculadas, porém faltam profissionais: “Vamos indicar para que a Secretaria de Educação contrate professores auxiliares e cuidadores para essa creche”.
Ainda segundo a vereadora, falta cobertura no parquinho e brinquedos acessíveis, além de algumas reformas no prédio. “A coordenadora me disse que vários pedidos feitos à Secretaria de Educação já foram atendidos, o que é muito bom. Agora, reforçaremos algumas solicitações por meio de indicações”, explica.
As indicações entrarão no expediente da próxima sessão ordinária da Câmara de Capivari. O vereador Denilton Rocha (MDB), que acompanha Paloma nas visitas pelas escolas, não pôde comparecer à creche no bairro São João.
Mutirão de Cirurgias de Catarata: Vereador Nelson Soares anuncia a abertura de mais uma semana de triagem
A Prefeitura de Capivari e o Hospital de Olhos reabrirão as consultas de triagem para o Mutirão de Cirurgias de Catarata. A notícia foi dada pelo vereador Nelson Soares (PL) em tribuna na noite da última segunda-feira, 29.
De acordo com o parlamentar, foi feito um levantamento e existe a possibilidade da abertura de mais vagas. Todos os procedimentos cirúrgicos estão ocorrendo na Santa Casa de Misericórdia de Capivari – mais de 150 cirurgias são realizadas em cada final de semana.
O Mutirão está sendo feito com o recurso de R$ 3 milhões conquistado por Nelson Soares e o vereador Ricardo Fornazieri, de Elias Fausto, e com apoio dos prefeitos da microrregião, em especial Vitor Riccomini, de Capivari, e Maurício Baroni, de Elias Fausto.
Na última terça-feira, 30, Soares acompanhou as consultas pós-operatórias que ocorreram no plenário da Câmara Municipal de Capivari.
Desta vez, as consultas de triagem serão na Igreja Adventista do Sétimo Dia, no bairro Pitangueiras, de 6 a 9 de setembro (terça a sexta-feira), mediante agendamento.