Câmara de Vereadores de Capivari pede esclarecimentos sobre acidente envolvendo veículo da Prefeitura
Na tarde de terça-feira, 20, os vereadores participaram de reunião com o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Sandro Pontes, a respeito do acidente envolvendo um veículo da Prefeitura de Capivari que ocorreu no dia 09 de setembro, por volta das 5h, na estrada vicinal Genaro Vigorito, que liga os municípios de Rafard e Porto Feliz.
A princípio, o secretário municipal de Educação, José Lucas de Moraes, havia sido convidado por conta da informação de que o servidor faria parte do quadro de funcionários desse setor, porém foi esclarecido que o mesmo está ligado ao gabinete.
De acordo com Pontes, foi aberto um processo administrativo de apuração dos fatos que será conduzido pela Comissão de Sindicância da Prefeitura, composta por servidores efetivos e estáveis, que tem um prazo de até 60 dias para concluírem a apuração, podendo esse prazo ser prorrogado. Existe ainda uma investigação em andamento por parte da Delegacia de Polícia de Capivari.
Enquanto ocorre a apuração, o servidor continua exercendo suas atividades normalmente. Os vereadores fizeram diversos questionamentos, dentre eles o destino da viagem e se o veículo estava na rota da viagem, se o veículo possui rastreador e como será o trabalho da comissão.
Participaram da reunião o presidente da Câmara, Du Tambú (Republicanos), e os vereadores Denilton Rocha (MDB), Inês Luísa Félix da Costa (União Brasil), Odésio de Jesus Ferraz (PSDB), Paloma Tatiane da Silva (PP), Ruan Henrique Pellegrini Braggion (Republicanos), Sandro Modas (PSDB), Thiago Braggion (União Brasil) e Vinícius Scarso (MDB), além do procurador jurídico Murilo Kerche.
Vereadores firmam plano de ação com a Seproj para abordagem da revisão do Plano Diretor de Capivari nas escolas municipais
A Comissão Temporária para Estudo do Plano Diretor, composta pelos vereadores Thiago Braggion / União Brasil (presidente), Vinícius Scarso / MDB (relator), Inês Luísa Félix da Costa / União Brasil (membro), José Eduardo Pacheco / PL (membro) e Sele Rosada / União Brasil (membro), se reuniu com o secretário de Projetos, Convênios e Captação de Recursos, Luís Felipe Rusignelli, para tratar da revisão do Plano Diretor.
Recentemente, a Prefeitura divulgou a contratação da USP (Universidade de São Paulo) para a revisão do Plano Diretor de Capivari, que é de 2006 e cuja revisão deveria ter ocorrido em 2016. De acordo com Rusignelli, os três primeiros meses do contrato (que é de 12 meses) serão para levantamento de informações.
O Plano Diretor é um instrumento de planejamento urbano que define diretrizes para o crescimento ordenado da cidade, levando em conta aspectos importantes como meio ambiente, economia, infraestrutura e mobilidade.
Ainda segundo o secretário, com a criação da Região Metropolitana de Piracicaba, a qual Capivari faz parte, o município também precisará se adequar ao PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), que reúne as diretrizes de crescimento para a região.
“Tô Ligado no Plano Diretor”
Um dos pontos bastante discutidos na reunião, que ocorreu na tarde de segunda-feira, 19, é a participação da população no processo de revisão do Plano, que será de extrema importância. Inclusive, na próxima etapa do trabalho, serão promovidas audiências públicas para que as reivindicações e sugestões dos cidadãos possam ser ouvidas.
Para ampliar a participação popular, a Comissão Temporária para Estudo do Plano Diretor e a Secretaria Municipal de Projetos, Convênios e Captação de Recursos assinaram um plano de ação que será desenvolvido pelos vereadores junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino, podendo ser estendido para outros públicos também.
Com o slogan “Tô Ligado no Plano Diretor”, as atividades começarão em outubro e já possui liberação da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é propagar aos alunos a importância do Plano Diretor, por meio de palestras interativas que abordarão várias temáticas, dentre elas legislação, participação social, meio ambiente, desenvolvimento urbano, economia e geração de renda.
Vereadoras Paloma Tatiane e Sele Rosada apresentam Moção de Aplausos em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Em comemoração ao Setembro Verde e ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, as vereadoras Paloma Tatiane da Silva (PP) e Sele Rosada (União Brasil) apresentaram uma Moção de Aplausos à Secretaria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
A Moção foi votada na noite da última segunda-feira, 19, e aprovada por unanimidade. A servidora Katiani Piccinin Naldi de Cillo esteve na Câmara Municipal de Capivari representando a pasta e recebeu a homenagem das vereadoras.
Em tribuna, Katiani, que também é mãe de uma criança com deficiência, falou sobre as ações da Secretaria e destacou o trabalho desenvolvido para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado profissional, que só neste ano já empregou 20 pessoas.
Moções
Ainda na 29ª sessão ordinária da Câmara de Capivari, foram aprovadas duas Moções de Apelo: uma de autoria do vereador José Eduardo Pacheco (PL) ao Ministério da Saúde, para a revisão do valor do repasse do SUS (Sistema Único de Saúde) aos municípios; e a outra de autoria da vereadora Paloma destinada ao presidente da República, Jair Bolsonaro, para a sanção do projeto de lei que dispõe sobre os planos privados de assistência à saúde.
Vereador Sandro Modas critica demora da Secretaria de Desenvolvimento Urbano
Durante a 29ª sessão ordinária, o vereador Sandro Modas (PSDB) criticou a demora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano em resolver e executar os pedidos de melhorias.
Segundo o parlamentar, ele esteve com o secretário Ricardo Bagnato em uma viela no bairro Santo Antônio há cinco meses, em que foi solicitada a manutenção e limpeza do local, porém até agora o serviço não foi feito (e o prazo dado pelo secretário foi de uma semana).
Sandro Modas também relatou que há 20 dias fez a solicitação da troca da tampa de um bueiro no Distrito Industrial, com intuito, inclusive, de prevenir acidentes, mas o serviço ainda não foi executado.
O vereador disse entender que a demanda do setor é alta, mas pediu planejamento. Ele reforçou que as solicitações são feitas por meio de indicações, protocoladas na Câmara Municipal, e também via aplicativo de conversas por celular.
Vereadora Inês indica nome de Nadir Assalin para prédio que abrigará a Secretaria de Educação
A Câmara Municipal de Capivari aprovou por unanimidade, na noite da última segunda-feira, 19, o projeto de lei nº 38/2022, de autoria da vereadora Inês Luísa Félix da Costa (União Brasil), que denomina o prédio que abrigará a Secretaria Municipal de Educação de “Professor Nadir Assalin”.
Em tribuna, Inês falou um pouco sobre o homenageado: “Um homem de bem, nasceu educador, uma pessoa simples, que tinha um coração muito grande e se preocupava muito com o outro”.
Nadir Assalin era formado em Educação Física, atuou como diretor nas escolas Augusto Castanho, Alegria de Crescer e Anglo e foi secretário municipal de Educação no período de 2013 a 2016. Faleceu em 24 de março de 2021.
No ano passado, a Prefeitura adquiriu um prédio localizado na rua Pedro Stucchi, no bairro Pão de Açúcar, que será sede da Secretaria Municipal de Educação. Familiares de Assalin acompanharam a votação na Câmara Municipal.
Vereador Thiago Braggion fala sobre pavimentação da rua Piracicaba e estuda alterar denominação para avenida
Em tribuna, na noite de segunda-feira, 19, o vereador Thiago Braggion (União Brasil) comentou sobre o projeto de lei nº 200/2022, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o recebimento do primeiro desembolso, no valor de R$ 2,5 milhões, referente à operação de crédito feita pela Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal, no valor total de R$ 20 milhões.
Segundo Braggion, esse recurso será utilizado para a obra de pavimentação da rua Piracicaba, no bairro Bosque dos Pinheiros, o que trará melhorias para a mobilidade urbana. Inclusive, pelo aumento do fluxo de veículos no local que deve ocorrer após a pavimentação, ele disse que já estuda um projeto de lei para alterar a denominação de rua para avenida.
Vereador Marquinho Mineiro pede lombada e ponto de ônibus no bairro Imperial
O vereador Marquinho Mineiro (Podemos) usou a tribuna na noite de segunda-feira, 19, para cobrar melhorias no bairro Jardim Imperial. Ele disse que esteve no local na semana passada e recebeu muitos pedidos dos moradores, principalmente na rua Geraldo Silveira Leite.
De acordo com o parlamentar, a situação está perigosa porque os veículos trafegam na rua em alta velocidade, e os moradores temem que aconteçam acidentes. Mineiro disse que protocolará um requerimento solicitando a colocação de lombada ou outro redutor de velocidade no local.
Outra reivindicação dos moradores, reproduzida pelo vereador em tribuna, é a construção de um novo ponto de ônibus no local, se possível na rua Geraldo Silveira Leite, pois o bairro possui apenas dois e fica difícil para os usuários se deslocarem até eles, principalmente em dias de chuva.
Vereadora Paloma Tatiane solicita manutenção em parquinho da Praça Central
A pedido da vereadora Paloma Tatiane da Silva (PP), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano realizou nesta semana a manutenção dos brinquedos do parquinho da Praça Central.
“Entrei em contato com o setor e relatei alguns problemas nos brinquedos do parquinho, um local frequentado por muitas crianças, de várias idades. Prontamente meu pedido foi atendido e agradeço pela atenção”, comenta a vereadora.
Vereador Odésio Ferraz homenageia Eulália Costa pelos 100 anos de vida
Nesta quinta-feira, 22, a senhora Eulália de Campos Costa completa o centésimo aniversário de vida. Por esse motivo, o vereador Odésio de Jesus Ferraz (PSDB) apresentou uma Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Capivari que foi aprovada por unanimidade na última segunda-feira, 19.
“Essa data é um momento especial de renovação para a alma e espírito, porque Deus, na Sua infinita sabedoria, nos fez ver que a cada aniversário surge a oportunidade de fazer e viver algo novo, sorrir por novos motivos e chorar por outros, auxiliar pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas, sabemos que ao longo desses cem anos houve muitas perdas e as saudades devem ser muitas”, diz trecho da homenagem.
Por conta da idade, Eulália não participou da cerimônia na Câmara Municipal e recebeu a Moção de Aplausos em casa, durante visita do vereador Odésio Ferraz.