Prefeitura de Capivari (SP) comunicou nesta quarta-feira (2) a morte de José Carlos da Silva Perete, guarda civil municipal que foi baleado durante uma ação na qual GCMs foram recebido com tiros de fuzis por assaltante na cidade, na última quinta-feira (27).
Perete, que tinha 50 anos, estava internado em estado grave na Santa Casa de Piracicaba (SP) desde que foi alvejado. Ele foi atingido por um disparo na cabeça. Outro guarda que tem 42 anos, foi atingido no tórax e ficou internado em um hospital particular de Capivari, mas sem risco de morte.
Em nota, a Prefeitura de Capivari prestou condolências a familiares e amigos e o agradeceu pelos serviços prestados pela segurança pública da cidade.
“Lamentamos a morte desse agente tão dedicado e prestativo, considerado um ótimo companheiro pelos seus colegas de trabalho. Perete era um homem educado, alegre e um excelente profissional”, informou.
Os guardas foram feridos após localizarem uma quadrilha que tinha roubado uma carga de cigarros em Itu (SP) e estava circulando em uma área rural de Capivari. O tiroteio foi registrado pela câmera de uma viatura (assista no vídeo acima). O motorista do caminhão foi localizado após ficar 36 horas sob o poder dos assaltantes e ser liberado.
A Polícia Civil e Guarda Municipal apuram se um corpo encontrado com marcas de tiro próximo da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), em Itupeva (SP), é de um dos criminosos que participou do crime. O corpo foi encontrado a cerca de dez minutos de onde foi encontrado um carro Jetta utilizado pela quadrilha durante a ação, completamente queimado.
O homem de 41 anos, que tinha passagem por porte ilegal de arma, também estava usando vestes militares, as mesmas utilizadas pelos criminosos que trocaram tiros com a Guarda Municipal.
“Possivelmente seja o integrante dessa organização, que foi baleado nessa troca de tiros que teve na data de ontem”, afirmou a delegada Maria Luísa Dalla.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Capivari, durante a troca de tiros, três criminosos também ficaram feridos. A Polícia Civil acredita que a quadrilha que participou do crime é formada por 12 pessoas.
O carro foi encontrado no bairro reforma agrária, em Campinas, no limite com Valinhos (SP). O veículo também passou por perícia.
“As câmeras das nossas viaturas policiais, elas mostram a ação completa. Esse Jetta é aquele que vem de frente com a nossa viatura, com as portas abertas, os bandidos na lateral, fazendo disparos de fuzis em cima da equipe”, explicou o secretário de Segurança Pública de Capivari, Mauro Júnior.