Setor varejista está otimista em relação à Black Friday deste ano.
Comemorada este ano no dia 25 de novembro, a tradicional sexta-feira de descontos ao consumidor deve render um bom faturamento aos cofres dos lojistas.
A expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, é que o faturamento em razão da data seja 1,1% maior que o obtido na Black Friday do ano passado, chegando a R$ 4,2 bilhões
E o aumento será impulsionado, principalmente, pela Copa do Mundo.
O torneio de futebol, um dos principais eventos esportivos do planeta, costuma ser realizado no meio do ano. No entanto, como a sede este ano é o Catar, um país muito quente, a competição será disputada entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, quando os termômetros por registram temperaturas mais amigáveis.
De acordo com os cálculos da CNC, somente as vendas relacionadas à Copa devem ter um impacto de R$ 1,4 bilhão do faturamento do comércio varejista relacionado à Black Friday, movimentando principalmente os ramos de móveis e eletrodomésticos e de artigos pessoais e eletroeletrônicos.
Outros dois ramos que devem se beneficiar bastante da combinação da Copa com a sexta-feira de descontos são o de hiper e supermercados e o de vestuário, calçados e acessórios.