Felipe Vaz: Como escolher, utilizar o ar-condicionado e economizar energia

Felipe Vaz
8 minutos de leitura

Dessa forma, a utilização do aparelho de ar-condicionado nos dias quentes, aumenta consideravelmente em relação ao restante do ano. Além disso, procuramos por ambientes que estejam climatizados e procuramos equipar toda a nossa casa e escritrórios com os equipamentos de climatização mais potentes do mercado.

Estamos vivenciando um dos dias de inverno mais quentes das últimas décadas. E além dos dias com altas temperaturas, também estamos enfrentando dias com a umidade do ar baixa. O que deixa aquela sensação de clima seco, piorando ainda mais o calor.

No entanto, o aparelho requer manutenções e cuidados, principalmente com a energia elétrica, principalmente se você pretende economizar na conta de luz no final do mês.



COMO ESCOLHER UM AR-CONDICIONADO?

É preciso atenção na hora de escolher um produto deste tipo, tendo em vista as diversas opções disponíveis no mercado.
Pensando nisso, vamos passar as melhores dicas para a hora de comprar um novo ar-condicionado.

  1. Produto adequado para o ambiente
    Recomenda-se que o consumidor procure o ar-condicionado mais adequado para o espaço em que deseja instalá-lo.
    No caso de um quarto ou uma sala, por exemplo, a pessoa deve comprar o equipamento de acordo com o metro quadrado da sua residência ou comércio.
    “Se é um quarto, você pode optar por um [ar-condicionado] de 9 mil a 12 mil BTUs”.
    Ou seja, dependendo do ambiente, procure pelo ar-condicionado que entregue a potência desejável para conseguir gelar o local.
  2. Fique de olho na eficiência energética
    Após escolher o local onde deseja colocar o aparelho, recomenda-se que, na hora de comprar o produto, o consumidor verifique a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que mede a eficiência energética.
    Orienta-se que as pessoas deem preferência para os modelos com as etiquetas que possuem a classificação de “A” a “F”.
    A etiqueta traz as informações sobre o consumo anual de energia. Além disso, ela indica o quão eficiente é o equipamento, capturando melhor o funcionamento.
    Outra etiqueta que o consumidor deve ficar atento é o selo Procel, uma etiqueta vermelha que indica os equipamentos que são mais eficientes daquela categoria de produtos.
  3. Optar pela tecnologia Inverter
    Além de ficar de olho na etiqueta de eficiência energética, destaca-se a importância de optar pelos aparelhos que possuam a chamada tecnologia “INVERTER”, que é uma medida mais eficiente que os modelos antigos de ar-condicionado.
    A tecnologia Inverter é mais eficiente, onde os equipamentos são equipados com um motor mais eficiente e, com isso, economizando até 40% de energia. Ele faz com que o motor fique programado em uma ação continua e não na condição de variação conforme os motores antigos de ar-condicionado.
    Atualmente, existe diversas marcar no mercado com essa tecnologia e a etiqueta do ENCE já traz na classificação energética quais são os aparelhos mais econômicos.
    Pela etiqueta podemos ver o grupo separado por quantidade de BTU. Então tem um grupo de 9.000 BTUs, por exemplo, que já tem a faixa classificada em ‘A’ e quanto que ele gasta mais ou menos por mês.
    Com isso, a etiqueta pode servir de auxílio para o consumidor e facilitar na hora de escolher o produto.

COMO UTILIZAR O AR-CONDICIONADO EM DIAS QUENTES DA MELHOR FORMA POSSÍVEL?

Abaixo algumas dicas super simples e fáceis para melhorar o funcionamento do seu aparelho sem trazer prejuízos para o seu bolso.

  1. Manutenção do ar-condicionado
    É necessário ficar atento em relação à manutenção do ar-condicionado. Principamente no verão, aparelho requer um pouco mais de atenção. Dessa forma, a realização da manutenção do ar-condicionado é fundamental durante o verão ou ao final da estação. Afinal, nessa época é bem comum que o aparelho precise de alguns ajustes para funcionar melhor. Por isso, é importante fazer uma limpeza profunda e até trocar algumas peças.
    E para isso, o ideal é chamar um profissional especializado para checar as condições do seu ar-condicionado antes de começar a usá-lo. Com isso, você também pode aproveitar para limpar os filtros de ar, os trocadores de calor, os ventiladores e os demais acessórios. Dessa forma, você garante que o aparelho irá funcionar sem qualquer dificuldade.
  2. Temperatura do ar-condicionado no verão
    A temperatura é um ponto muito importante do ar-condicionado em dias quentes e principalmente no verão. Procuramos ligar o aparelho e deixá-lo nas temperaturas mínimas, principalmente se estamos chegando da rua ou de algum ambiente sem climatização.
    Além disso, muitas pessoas não sabem qual é a temperatura ideal para configurar durante em dias quentes e/ou no verão para que não tenhamos consequências para a nossa saúde e bem-estar. Mas de acordo com a pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), manter o aparelho de ar-condicionado em  24ºC é perfeito para o corpo humano. Inclusive, este estudo também leva em consideração, as doenças que podem ser transmitidas quando o clima está muito frio.
    É importante deixar a temperatura acima dos 22ºC se você não quiser levar um susto com a conta de luz no fim do mês. Por isso, vale destacar que o ar-condicionado em dias super quentes e/ou no verão, se esforça muito para alcançar temperaturas baixas, o que acaba gerando um gasto maior de energia elétrica.
  3. Cuidados com o ar-condicionado
    Durante o verão você também deve prestar atenção em alguns cuidados básicos para aumentar a durabilidade e funcionamento do seu ar-condicionado. E principalmente, economizar energia elétrica. A seguir, confira dicas simples para essas condições do ano.
  • Evite o sol no seu ar-condicionado
    É imprescindível que você nunca deixe o seu aparelho pegando sol diretamente, pois nessas condições ele pode estragar com mais facilidade;
  • Desligue o aparelho em dias menos quentes
    Há dias em que o clima fica mais ameno e agradável. Dessa forma, você pode desligar o seu ar-condicionado para conservá-lo, o que também evita o consumo de energia excessiva;
  • Deixe a unidade condensadora em local aberto
    Essa dica pode parecer óbvia, porém é extremamente importante que a unidade condensadora (parte externa do ar-condicionado) esteja em um local aberto e com circulação de ar. Isso contribui para o bom funcionamento do aparelho e ajuda a evitar o superaquecimento do equipamento;
  • Tenha cuidado na limpeza
    Na hora de limpar o aparelho, evite produtos químicos que possam danificar as peças do ar-condicionado. Além disso, o ideal é não limpar com água quente e, sim, na temperatura ambiente

Leia mais da coluna do engenheiro Felipe Vaz:

Felipe Vaz: Horário de verão



Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *