Dr. Marcelo Pinelli fala sobre a campanha do Dia Mundial do Rim

Redação
3 minutos de leitura

Nesta quinta-feira (14), é comemorado o Dia Mundial do Rim, data em que se dedica à conscientização sobre a importância dos rins e à prevenção de doenças renais. Dessa forma, a edição do programa Primeira Página recebeu o Dr. Marcelo Pinelli, que comentou sobre a data e os cuidados necessários para prevenção de doenças nos rins. (Confira a entrevista completa acima).

De início, o médico falou sobre a importância da data e os exames de prevenção e de cuidado dos rins. “Há 18 anos a Sociedade Nacional Brasileira de Nefrologia promove a campanha deste dia para conscientizar a população sobre os cuidados com os rins. Essa importância do cuidado renal começa com o exame de urina I e o exame de creatinina no sangue. São exames básicos, que tem na rede pública”.

Dr. Marcelo Pinelli fala sobre a campanha do Dia Munial do Rim
Dr. Marcelo Pinelli fala sobre a campanha do Dia Mundial do Rim

De acordo com o médico, o objetivo da campanha é identificar os pacientes portadores da doença renal o mais cedo possível, para tratar e evitar hemodiáliase. Ele ainda falou sobre as dificuldades de iniciar o tratamento da doença em estágio avançado. Por isso, ele declarou a importância da ação e a necessidade de atenção dos pacientes e profissionais da saúde com o cuidado renal.



Dr. Pinelli falou sobre a importância do funcionamento correto do rim. “Ele é responsável pela limpeza diária de 180 litros de sangue. Ele corrige o sódio, potássio, ureia e a creatinina, além de contribuir com a eliminação do excesso de líquido do seu corpo por meio da urina“.

Veja também:

Além disso, o médico pediu alertou sobre o tabagismo e pessoas que já possuem histórico de doenças renais na família. “O histórico de doenças dos rins é um alerta, afinal, também podem contribuir para o desenvolvimento de doença renal crônica. Além disso, trabalhos demonstram que, pacientes que utilizam cigarro, uma vez com a doença, sua evolução é três vezes mais rápida em comparação com aqueles que não fumam”.

Por fim, o médico afirmou que solicitar um exame de urina I no seus exames anuais é interessante, até como maneira de prevenção. Afinal, a doença renal crônica é assintomatica em seu estágio inicial, portanto, em caso de descoberta da doença nesta fase indica uma maior eficácia no tratamento.



MARCADO: ,
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *