Nesta sexta-feira (5), completam-se 30 anos da morte de Kurt Cobain, um dos nomes mais icônicos da história do rock. Líder da banda Nirvana, Cobain não só deixou um legado musical atemporal, mas também influenciou toda uma geração de jovens dos anos 90 e 2000, que encontraram na sua postura disruptiva e questionadora uma inspiração para seguir o sonho de viver do rock’n’roll.
A influência de Cobain vai além da música e alcança diversas áreas culturais, como o rap. O G1 publicou uma matéria destacando como o artista ainda influencia artistas do rap mundial até os dias de hoje.
Um exemplo dessa influência é Laio Carvalho, vocalista e guitarrista da banda The900, de Americana (SP). Em uma entrevista à EPTV, Laio conta que aos 13 anos assistiu a um vídeo de Kurt Cobain e decidiu que queria ter uma banda, mesmo sem saber tocar nenhum instrumento e sem ser fã de rock na época.
“Quando eu vi aquilo surgiu algo de dentro que eu não sei nem te explicar, que precisava se tornar realidade. Eu era moleque, pedi para minha mãe uma guitarra, mas dependia de ter cabo, palheta, amplificador, aí ela me deu primeiro um violão. (…) Depois eu fui para a guitarra, depois comecei a cantar, o começo foi bem na raça, imitando os artistas que eu gostava”, disse o vocalista.
Laio também compartilhou como enfrentou a descrença de muitos ao seu redor, que não acreditavam na sua vontade de ter uma banda de rock. “Quando você é jovem, fica sempre a ideia: quando você vai arrumar um emprego de verdade. E eu sempre teimoso falava: eu vou ter uma banda e quero que ela dure muito tempo. Eu acho que a arte surge dessa teimosia de lutar contra o simples na sociedade. Uma banda de rock não é usual, a minha arte surgiu disso, lutar contra, deixar o cabelo crescer, rasgar minha calça, cantar as coisas que eu quero e me expressar de alguma forma”, afirmou.
Formada em 2006, a The900, além de Laio, é composta por Alan Coelho, Gabriel Barcello e Kleber Bovo. O grupo se mantém na cena do rock brasileiro, gravou álbuns e venceu festivais de música, mostrando que a influência de Kurt Cobain e do Nirvana segue viva e pulsante nas novas gerações de músicos e fãs de rock’n’roll.